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Tipo: Dissertação
Título: Avaliações externas e planejamento escolar: uma análise do desempenho de estudantes dos anos iniciais em língua portuguesa
Autor(es): Salgado, Celina Maria de Castro
Primeiro Orientador: Ferreira, Rosângela Veiga Júlio
Membro da banca: Teixeira, Beatriz de Basto
Membro da banca: Lima, Naira da Costa Muylaert
Resumo: A presente dissertação, desenvolvida no âmbito do Programa Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGE) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), analisa um caso de gestão em uma escola do interior de Minas Gerais. Apesar de apresentar bons resultados nas avaliações externas somativas do SIMAVE (PROALFA e PROEB) em Língua Portuguesa, a escola apresenta estudantes do 5º ano situados nos padrões de desempenho baixo e intermediário da escala de proficiência dessas avaliações. Portanto, a questão que orientou a investigação é: quais ações devem ser adotadas para que os alunos do 5º ano atinjam o nível de desempenho recomendado, tendo em vista os resultados do PROEB em Língua Portuguesa? Para tanto, o objetivo geral é propor ações que garantam que os estudantes do 5º ano atinjam o padrão de desempenho recomendado, conforme os resultados do PROEB, por meio de práticas formativas voltadas à recomposição das aprendizagens a partir do 2º ano. Assim, foram definidos os seguintes objetivos específicos para guiar a investigação: i. Descrever o contexto institucional da escola pesquisada, incluindo sua relação com a comunidade escolar (estudantes, familiares, professores e servidores) nos processos educacionais, os resultados das avaliações externas do SIMAVE a partir do 2º ano, a existência de estudantes em diferentes padrões de desempenho e o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem com esses alunos; ii. Analisar como os professores utilizam os resultados das avaliações formativas do SIMAVE em Língua Portuguesa para organizar o planejamento pedagógico, considerando o envolvimento da gestão na articulação entre as avaliações em larga escala e o currículo; iii. Propor um Plano de Ação Educacional (PAE) com foco na elaboração de um protocolo de leitura e escrita, a ser implementado do 1º ao 5º ano, que integre as habilidades em defasagem identificadas nas avaliações formativas do SIMAVE às competências previstas no Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG), promovendo ações que permitam aos estudantes do 5º ano alcançar o padrão de desempenho recomendado na avaliação somativa do PROEB em Língua Portuguesa. Metodologicamente, adotou-se a abordagem qualitativa, com análise documental e coleta de dados por meio de um questionário de opinião aplicado a dezoito professoras regentes da escola pesquisada. A análise dos dados, realizada com base na Escala Likert, revelou que, embora existam ações de gestão, monitoramento, avaliação e planejamento, estas são pouco eficazes para reduzir o número de estudantes nos padrões de desempenho abaixo do recomendado, ou seja, aquém do esperado para o 5º ano em leitura. Por fim, propôs-se um PAE focado no aprimoramento do desempenho dos estudantes nos níveis baixo e intermediário do SIMAVE, com monitoramento por meio de um protocolo aplicado durante a intervenção pedagógica.
Abstract: The present dissertation, developed within the scope of the Professional Program in Management and Evaluation of Education (PPGE) at the Center for Public Policy and Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF), analyzes a case of school management in a school located in the interior of Minas Gerais. Despite achieving good results in the external summative assessments of SIMAVE (PROALFA and PROEB) in Portuguese Language, the school has 5th-year students placed in the low and intermediate performance levels on the proficiency scale of these assessments. Therefore, the guiding question of the investigation is: what actions should be adopted so that 5th-year students reach the recommended performance level, considering the PROEB results in Portuguese Language? To this end, the general objective is to propose actions that ensure 5th-year students achieve the recommended performance level according to PROEB results, through formative practices aimed at recovering learning gaps starting from the 2nd year. Thus, the following specific objectives were defined to guide the investigation: i. Describe the institutional context of the researched school, including its relationship with the school community (students, families, teachers, and staff) in educational processes, the results of SIMAVE external assessments from the 2nd year onward, the existence of students at different performance levels, and the development of the teaching and learning process with these students; ii. Analyze how teachers use the results of SIMAVE formative assessments in Portuguese Language to organize pedagogical planning, considering the role of management in articulating large-scale assessments with the curriculum; iii. Propose an Educational Action Plan (PAE) focused on developing a reading and writing protocol, to be implemented from the 1st to the 5th year, which integrates the skills identified as deficient in SIMAVE formative assessments with the competencies outlined in the Minas Gerais Reference Curriculum (CRMG), promoting actions that enable 5th-year students to achieve the recommended performance level in the PROEB summative assessment in Portuguese Language. Methodologically, a qualitative approach was adopted, with document analysis and data collection through an opinion questionnaire applied to eighteen classroom teachers at the researched school. The data analysis, based on the Likert Scale, revealed that, although there are management, monitoring, evaluation, and planning actions, these are not very effective in reducing the number of students at performance levels below the recommended standard, i.e., below what is expected for 5th-year students in reading. Finally, a PAE was proposed, focused on improving the performance of students at the low and intermediate levels of SIMAVE, with monitoring through a protocol applied during the pedagogical intervention.
Palavras-chave: Avaliações externas em língua portuguesa
Currículo
Planejamento escolar
Gestão escolar
Desempenho dos estudantes
External assessments in portuguese language
Curriculum
School planning
School management
Student performance
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18876
Data do documento: 28-Mar-2025
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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