Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18873
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
hellenkelmergomes.pdfPDF/A1.07 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Alvim, Maria Isabel da Silva Azevedo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Scortegagna, Liamara-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Helena Rivelli de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5310788885878486pt_BR
dc.creatorGomes, Hellen Kelmer-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-06-09T13:52:13Z-
dc.date.available2025-06-05-
dc.date.available2025-06-09T13:52:13Z-
dc.date.issued2025-03-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18873-
dc.description.abstractThis dissertation was developed within the Professional Master's Program in Management and Evaluation of Public Education at the Federal University of Juiz de Fora and analyzes extracurricular activities carried out by a state school. It is guided by the following research question: “How can the school’s management team use collective meeting times, known as Module II, to promote ongoing teacher professional development within the school?”. The general objective is to analyze the challenges faced by school management in organizing training sessions within the Module II framework. The specific objectives are: I. To describe what pedagogical meetings, known as Module II, are and how they are conducted; II. To understand how Module II meetings and school days are organized in the school under study; III. To understand how the management team can use Module II and extracurricular hours for continuous professional development; IV. To propose actions aimed at supporting school management in organizing training moments during Module II meetings. Through a literature review of legislation guiding the implementation of extracurricular activities, studies on ongoing teacher professional development, and collective meetings in the school context, this study was carried out using qualitative research. Data was collected through the "conversation circle" methodology, and the collected data served as the basis for the development of an Educational Action Plan (EAP), which suggests five actions for planning collective meetings focused on continuous teacher training.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação foi desenvolvida no mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública da Universidade Federal e de Juiz de Fora e analisa as atividades extraclasse realizadas por uma escola estadual. Para isso, parte da seguinte questão de pesquisa: “Como a equipe gestora da escola pode utilizar os momentos de reuniões coletivas, chamadas de Módulo II, para propiciar a formação continuada docente na escola?”. Como objetivo geral foi estabelecido analisar os desafios da gestão da escola em como organizar os momentos formativos dentro do Módulo II. Já os objetivos específicos são: I. Descrever o que são e como são cumpridas as reuniões pedagógicas, chamadas de módulo II; II. Compreender a organização das reuniões de módulo II e dias escolares da escola pesquisada; III. Compreender como a equipe gestora pode utilizar o módulo II e as horas de atividade extraclasse para formação continuada; IV. Propor ações voltadas para a gestão escolar que possam auxiliá-la na organização dos momentos formativos nas reuniões de Módulo II. Através da revisão de literatura sobre legislações que direcionam o cumprimento de atividades extraclasse, estudos sobre formação continuada docente e reuniões coletivas no meio escolar, o estudo foi desenvolvido através de uma investigação qualitativa, tendo como coleta de dados a metodologia da roda de conversa, cujo dados coletados serviram de embasamento para a construção de um Plano de Ação Educacional (PAE), que sugere cinco ações para planejamento de reuniões coletivas voltadas à formação continuada docente.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectReuniões coletivaspt_BR
dc.subjectAtividades extraclassept_BR
dc.subjectFormação colaborativapt_BR
dc.subjectFormação continuada em serviçopt_BR
dc.subjectCollective meetingspt_BR
dc.subjectExtracurricular activitiespt_BR
dc.subjectCollaborative trainingpt_BR
dc.subjectIn-service continuous professional developmentpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA utilização de atividades extra classe para formação continuada em uma escola estadual da Zona da Mata Mineirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons