Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18873
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
hellenkelmergomes.pdfPDF/A1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: A utilização de atividades extra classe para formação continuada em uma escola estadual da Zona da Mata Mineira
Autor(es): Gomes, Hellen Kelmer
Primeiro Orientador: Alvim, Maria Isabel da Silva Azevedo
Membro da banca: Scortegagna, Liamara
Membro da banca: Oliveira, Helena Rivelli de
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública da Universidade Federal e de Juiz de Fora e analisa as atividades extraclasse realizadas por uma escola estadual. Para isso, parte da seguinte questão de pesquisa: “Como a equipe gestora da escola pode utilizar os momentos de reuniões coletivas, chamadas de Módulo II, para propiciar a formação continuada docente na escola?”. Como objetivo geral foi estabelecido analisar os desafios da gestão da escola em como organizar os momentos formativos dentro do Módulo II. Já os objetivos específicos são: I. Descrever o que são e como são cumpridas as reuniões pedagógicas, chamadas de módulo II; II. Compreender a organização das reuniões de módulo II e dias escolares da escola pesquisada; III. Compreender como a equipe gestora pode utilizar o módulo II e as horas de atividade extraclasse para formação continuada; IV. Propor ações voltadas para a gestão escolar que possam auxiliá-la na organização dos momentos formativos nas reuniões de Módulo II. Através da revisão de literatura sobre legislações que direcionam o cumprimento de atividades extraclasse, estudos sobre formação continuada docente e reuniões coletivas no meio escolar, o estudo foi desenvolvido através de uma investigação qualitativa, tendo como coleta de dados a metodologia da roda de conversa, cujo dados coletados serviram de embasamento para a construção de um Plano de Ação Educacional (PAE), que sugere cinco ações para planejamento de reuniões coletivas voltadas à formação continuada docente.
Abstract: This dissertation was developed within the Professional Master's Program in Management and Evaluation of Public Education at the Federal University of Juiz de Fora and analyzes extracurricular activities carried out by a state school. It is guided by the following research question: “How can the school’s management team use collective meeting times, known as Module II, to promote ongoing teacher professional development within the school?”. The general objective is to analyze the challenges faced by school management in organizing training sessions within the Module II framework. The specific objectives are: I. To describe what pedagogical meetings, known as Module II, are and how they are conducted; II. To understand how Module II meetings and school days are organized in the school under study; III. To understand how the management team can use Module II and extracurricular hours for continuous professional development; IV. To propose actions aimed at supporting school management in organizing training moments during Module II meetings. Through a literature review of legislation guiding the implementation of extracurricular activities, studies on ongoing teacher professional development, and collective meetings in the school context, this study was carried out using qualitative research. Data was collected through the "conversation circle" methodology, and the collected data served as the basis for the development of an Educational Action Plan (EAP), which suggests five actions for planning collective meetings focused on continuous teacher training.
Palavras-chave: Reuniões coletivas
Atividades extraclasse
Formação colaborativa
Formação continuada em serviço
Collective meetings
Extracurricular activities
Collaborative training
In-service continuous professional development
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18873
Data do documento: 21-Mar-2025
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons