https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18868
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
gislenedasilvalucassouza.pdf | PDF/A | 1.5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | A avaliação de desempenho como instrumento de análise e evolução do trabalho docente |
Autor(es): | Souza, Gislene da Silva Lucas |
Primeiro Orientador: | Rezende, Wagner Silveira |
Membro da banca: | Amorim, Cassiano Caon |
Membro da banca: | Pereira, Maria Leopoldina |
Resumo: | A presente dissertação foi produzida com o intuito de responder à seguinte questão problema: como os instrumentos e práticas utilizados na implementação da avaliação de desempenho, na Escola Estadual Clarice Lispector (EECL), podem favorecer o aprimoramento do desempenho eficiente do professor, conforme prevê a normativa estadual? Ele tem o objetivo geral de compreender se a avaliação de desempenho individual (ADI) realizada na instituição vem contribuindo com o aprimoramento do desempenho dos docentes e da instituição escolar. Para tanto, a pesquisa teve como objetivos específicos: descrever os formulários, instrumentos e práticas inerentes à implementação da avaliação de desempenho na EECL; analisar a implementação da avaliação de desempenho na EECL, relacionando-a às orientações legais/conceituais e identificando eventuais distanciamentos entre normativas e prática; propor um Plano de Ação Educacional (PAE) que potencialize a implementação da avaliação de desempenho e corrobore com uma prática que a relacione ao processo de formação continuada dos professores. Para alcançar o objetivo geral apresentado a pesquisa foi desenvolvida com base na metodologia de estudo de caso. Além de uma análise documental, realizou-se uma entrevista coletiva com os membros da comissão de avaliação e foi aplicado um questionário a 12 funcionários da escola, sendo nove professores efetivos e três membros da equipe diretiva. Os dados obtidos foram analisados separadamente, de forma qualitativa e com base nos seguintes conceitos: primeiro, o processo avaliativo está a serviço da qualidade educacional, desde que haja uso reflexivo dos dados para análise e, se for necessário, alteração da realidade (Brooke; Rezende, 2020); segundo, a avaliação de desempenho, que é o foco desta dissertação, deve ser formativa, valorizar o trabalho docente e promover mudanças de conceitos, atitudes e práticas que sejam duradouras e permitam um avanço contínuo do professor e do grupo na qual ele está inserido (Gatti, 2021). Além desses conceitos, fundamentaram a base teórica deste trabalho os estudos de Burgos e Bellato (2019), Lück (2009), Luckesi (2000), Diz (2020), Zatti (2017) e Zatti e Minhoto (2019) que exploram o contexto de valorização da avaliação de desempenho no serviço público, bem como os conceitos de avaliação, avaliação de desempenho formativa e implementação da avaliação docente no Brasil. A análise dos resultados obtidos com a pesquisa indica que tanto os servidores avaliados quanto os avaliadores não se apropriaram devidamente dos objetivos e etapas do processo avaliativo. Verifica-se também que apesar do grupo reconhecer a importância da avaliação de desempenho, para eles, o atual modelo e a forma com que ele tem sido implementado na escola não corroboram com a valorização do trabalho docente, muito menos com o aprimoramento profissional, conforme prevê a legislação mineira. |
Abstract: | This dissertation was produced with the aim of answering the following question: how can the instruments and practices used in the implementation of performance evaluation at the Clarice Lispector State School (EECL) help to improve the efficient performance of teachers, in accordance with state regulations? The overall aim of the study is to understand whether the individual performance assessment (ADI) carried out at the institution has contributed to improving the performance of teachers and the school. For that, the research had the following specific objectives: to describe the forms, instruments and practices inherent in the implementation of performance evaluation at EECL; to analyze the implementation of performance evaluation at EECL, relating it to the legal/conceptual guidelines and identifying any gaps between regulations and practice; to propose an Educational Action Plan (PAE) that enhances the implementation of performance evaluation and corroborates a practice that relates it to the process of continuing teacher training. To achieve the general objective presented, the research was carried out using the case study methodology. In addition to a document analysis, a collective interview was held with the members of the evaluation committee and a questionnaire was administered to 12 school employees, nine of whom were permanent teachers and three members of the management team. The data obtained was analyzed separately, qualitatively and based on the following concepts: firstly, the evaluation process is at the service of educational quality, as long as the data is used reflexively to analyze and, if necessary, change reality (Brooke; Rezende, 2020); secondly, performance evaluation, which is the focus of this dissertation, must be formative, value teaching work and promote changes in concepts, attitudes and practices that are lasting and allow for continuous progress for the teacher and the group in which they are inserted (Gatti, 2021). In addition to these concepts, the theoretical basis of this work was based on studies by Burgos and Bellato (2019), Lück (2009), Luckesi (2000), Diz (2020), Zatti (2017) and Zatti and Minhoto (2019), which explore the context of valuing performance evaluation in the public service, as well as the concepts of evaluation, formative performance evaluation and the implementation of teacher evaluation in Brazil. The analysis of the results obtained from the research indicates that both the evaluated civil servants and the evaluators did not properly understand the objectives and stages of the evaluation process. It also shows that although the group recognizes the importance of performance evaluation, for them, the current model and the way in which it has been implemented in the school do not corroborate with the valorization of teaching work, much less with professional improvement, as provided for in Minas Gerais legislation. |
Palavras-chave: | Avaliação de desempenho Aprimoramento do trabalho docente Formação continuada Valorização do professor Performance evaluation Improving teaching work Continuing education Valuing teachers |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18868 |
Data do documento: | 26-Fev-2025 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons