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Tipo: Dissertação
Título: Pobreza multidimensional de crianças e adolescentes no Brasil: uma análise das privações múltiplas com base no método Alkire e Foster de 2009, 2011 e 2015
Autor(es): Carneiro, Lívia Mendes
Primeiro Orientador: Vieira, Marcel de Toledo
Co-orientador: Bastos, Amélia Cristina Marçal Alves
Co-orientador: Ferrão, Maria Eugênia
Membro da banca: Vasconcelos, Silvinha Pinto
Membro da banca: Silva, Denise Britz do Nascimento
Resumo: Essa dissertação teve como objetivo geral calcular o Índice de Pobreza Multidimensional (IPM) no Brasil para crianças e adolescentes de oito a 16 anos nos anos de 2009, 2011 e 2015. O intuito foi discutir a institucionalidade brasileira, os direitos fundamentais de crianças e adolescentes por meio do conglomerado de leis e programas sociais, examinar o nível de privações e verificar em quais dimensões e indicadores crianças e adolescentes brasileiros mais sofreram privações nesses períodos. Além disso, pretendia-se realizar um recorte por grupos de cor e raça, analisando os níveis de privação desses grupos. Essa pesquisa operou com a hipótese de que, devido ao aumento do investimento público, à criação e integração de diversos programas sociais e ao aumento nas transferências de renda governamentais de 2003 a 2014 (Abreu, 2014; Neri, 2007), esses esforços resultaram na melhoria das dimensões de bem-estar para além da renda, conforme indicado pelo IPEA (2019). Os dados analisados foram quantitativos secundários extraídos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). No cálculo do IPM, utilizou-se o método Alkire e Foster (AF), conforme encontrado em Alkire e Foster (2011), Alkire e Roche (2011), Fahel et al. (2016), Gordon et al. (2003) e Alkire e Santos (2010; 2014). Os resultados dessa dissertação demonstraram uma melhoria na proporção da pobreza (H) em todos os anos analisados. Quanto à incidência média da pobreza (A), atingiu seu valor máximo em 2011, indicando que, nesse ano, um quantitativo maior de crianças e adolescentes se encontrava em níveis mais severos de privação. Em 2015, a incidência média da pobreza atingiu o segundo ponto mais alto, seguido por 2009, que teve o resultado mais baixo no comparativo dos três anos analisados. O Índice de Pobreza Multidimensional (M0) calculado indicou uma diminuição da pobreza multidimensional de crianças e adolescentes comparando os anos de 2009, 2011 e 2015. A análise por grupo de cor e raça demonstrou que, em termos absolutos, crianças e adolescentes pardos e brancos foram os que mais sofreram de pobreza multidimensional, embora nos resultados relativos, esse cenário se alterou de modo que indígenas, pardos e pretos tiveram, internamente ao grupo, maiores proporções de crianças e adolescentes privados. Ademais, a dimensão que apresentou maior privação foi a de padrão de vida, seguida pelo trabalho infantil, saneamento doméstico e educação.
Abstract: This dissertation aimed to calculate the Multidimensional Poverty Index (MPI) in Brazil for children and adolescents aged eight to 16 years in the years 2009, 2011, and 2015. The intention was to discuss Brazilian institutionalism and the fundamental rights of children and adolescents through a conglomerate of laws and social programs, examining the level of deprivations and identifying in which dimensions and indicators Brazilian children and adolescents experienced the most deprivations during these periods. Additionally, it aimed to conduct an analysis based on ethnicity and race, examining the levels of deprivation within these groups. This research operated on the hypothesis that, due to increased public investment, the creation and integration of various social programs, and the rise in government income transfers from 2003 to 2014 (Abreu, 2014; Neri, 2007), these efforts resulted in improvements in well-being dimensions beyond income, as indicated by IPEA (2019). The data analyzed were secondary quantitative data extracted from the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE) through the National Household Sample Survey (PNAD). In calculating the MPI, the Alkire and Foster (AF) method was employed, as found in Alkire and Foster (2011), Alkire and Roche (2011), Fahel et al. (2016), Gordon et al. (2003), and Alkire and Santos (2010; 2014). The results of this dissertation demonstrated an improvement in the proportion of poverty (H) in all years analyzed. Regarding the average intensity of poverty (A), it reached its maximum value in 2011, indicating that in this year, a higher quantity of children and adolescents were in more severe levels of deprivation. In 2015, the average intensity of poverty reached the second-highest point, followed by 2009, which had the lowest result in the comparison of the three years analyzed. The calculated Multidimensional Poverty Index (M0) indicated a decrease in multidimensional poverty among children and adolescents when comparing the years 2009, 2011, and 2015. The analysis by ethnicity and race groups showed that, in absolute terms, children and adolescents who are pardo and white suffered the most from multidimensional poverty. However, in relative terms, this scenario changed, indicating that within the group, indigenous, pardo, and black children and adolescents had higher proportions of deprivation. Furthermore, the dimension that presented the highest level of deprivation was the standard of living, followed by child labor, domestic sanitation, and education.
Palavras-chave: Índice de pobreza multidimensional de crianças e adolescentes no Brasil
Programas sociais
Método Alkire-Foster
Multidimensional poverty index of children and adolescents in Brazil
Social programs
Alkire-Foster method
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Economia
Programa: Programa de Pós-graduação em Economia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18863
Data do documento: 22-Fev-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Economia Aplicada - CMEA (Dissertações)



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