Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18862
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tatiananallonmachado.pdfPDF/A2.03 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Amorim, Cassiano Caon-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6238497607826554pt_BR
dc.contributor.referee1Menezes, Paulo Henrique Dias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2655731981867549pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Ana Cláudia da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6240637144545401pt_BR
dc.creatorMachado, Tatiana Nallon-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-06-09T13:24:12Z-
dc.date.available2025-06-04-
dc.date.available2025-06-09T13:24:12Z-
dc.date.issued2025-03-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18862-
dc.description.abstractThis dissertation presents a study on Brazilian public policies for teacher training, focusing on the Institutional Program for Teaching Initiation Grants (PIBID) in the undergraduate course in Physics at the Federal University of Juiz de Fora (UFJF). Its objective is to investigate the meanings of teaching for Basic Education, developed within the scope of PIBID, by participating students (PIBID students) and graduates of the program, already working as teachers in High School. For this investigation, we chose a qualitative methodological approach, which initially included a literature review in search of recent productions on the theme of teacher training, PIBID and meanings of teaching in Basic Education. Bibliographic and documentary research was carried out, as well as interviews with the Institutional Coordinator of PIBID/UFJF, with the PIBID Area Coordinators of the Physics course/UFJF and interviews in the form of an open questionnaire via Google Forms with the research participants (PIBID students and PIBID graduates). The analysis carried out based on the open questionnaire applied to PIBID students and graduates was guided by the perspective of Content Analysis, which suggest the study and analysis of the meanings and signifiers contained in the communicative elements, in this case, in the information externalized in the responses to the applied form. From the organization and analysis of the comparative tables between the data provided by the two participating groups, it was possible to perceive that participation in PIBID contributed, in both groups, to the construction of a sense of teaching that recognizes content mastery as an important element for training, but that goes beyond this vision by understanding that it is also necessary to be sensitive to the reality of students, schools and the teaching profession itself, developing a perspective committed to academic training, professional ethics, citizenship and the promotion of a dialogical school environment, of horizontality between teachers and students.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação traz um estudo sobre as políticas públicas de formação docente brasileiras, com foco no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no curso de licenciatura em Física, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), tendo como objetivo investigar os sentidos de docência para a Educação Básica, desenvolvidos no âmbito do PIBID, pelos estudantes participantes (pibidianos) e egressos do programa, já em atuação como professores no Ensino Médio. Para esta investigação, optamos por um percurso metodológico de cunho qualitativo, que inicialmente contou com uma revisão de literatura em busca por produções recentes acerca da temática formação de professores, PIBID e sentidos de docência na Educação Básica. Foram realizadas pesquisa bibliográfica e documental, entrevistas com a Coordenadora Institucional do PIBID/UFJF, com os Coordenadores de Área do PIBID do curso de Física/UFJF e entrevistas em forma de questionário aberto pelo Google Forms com os participantes da pesquisa (pibidianos e egressos do PIBID). A análise realizada a partir do questionário aberto aplicado aos pibidianos e egressos se guiou pela perspectiva da Análise de Conteúdo que sugerem o estudo e análise dos significados e significantes contidos nos elementos comunicativos, nesse caso, nas informações externadas nas respostas ao formulário aplicado. A partir da organização e análise dos quadros comparativos entre os dados fornecidos pelos dois grupos participantes, foi possível perceber que a participação no PIBID contribuiu, em ambos os grupos, para a construção de um sentido de docência que reconhece o domínio do conteúdo como importante elemento para a formação, mas que extrapola essa visão compreendendo que, é preciso também, ser sensível à realidade dos estudantes, das escolas e da própria profissão docente, desenvolvendo um olhar comprometido com a formação acadêmica, com a ética profissional, com a cidadania e com o fomento de um ambiente escolar dialógico, de horizontalidade entre professores e estudantes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectPIBID de físicapt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectPIBID of physicspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleSentidos de docência no programa institucional de bolsas de iniciação à docência: o PIBID de física na formação inicial e nos primeiros passos na educação básicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons