https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18862
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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tatiananallonmachado.pdf | PDF/A | 2.03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Sentidos de docência no programa institucional de bolsas de iniciação à docência: o PIBID de física na formação inicial e nos primeiros passos na educação básica |
Autor(es): | Machado, Tatiana Nallon |
Primeiro Orientador: | Amorim, Cassiano Caon |
Membro da banca: | Menezes, Paulo Henrique Dias |
Membro da banca: | Rodrigues, Ana Cláudia da Silva |
Resumo: | Esta dissertação traz um estudo sobre as políticas públicas de formação docente brasileiras, com foco no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no curso de licenciatura em Física, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), tendo como objetivo investigar os sentidos de docência para a Educação Básica, desenvolvidos no âmbito do PIBID, pelos estudantes participantes (pibidianos) e egressos do programa, já em atuação como professores no Ensino Médio. Para esta investigação, optamos por um percurso metodológico de cunho qualitativo, que inicialmente contou com uma revisão de literatura em busca por produções recentes acerca da temática formação de professores, PIBID e sentidos de docência na Educação Básica. Foram realizadas pesquisa bibliográfica e documental, entrevistas com a Coordenadora Institucional do PIBID/UFJF, com os Coordenadores de Área do PIBID do curso de Física/UFJF e entrevistas em forma de questionário aberto pelo Google Forms com os participantes da pesquisa (pibidianos e egressos do PIBID). A análise realizada a partir do questionário aberto aplicado aos pibidianos e egressos se guiou pela perspectiva da Análise de Conteúdo que sugerem o estudo e análise dos significados e significantes contidos nos elementos comunicativos, nesse caso, nas informações externadas nas respostas ao formulário aplicado. A partir da organização e análise dos quadros comparativos entre os dados fornecidos pelos dois grupos participantes, foi possível perceber que a participação no PIBID contribuiu, em ambos os grupos, para a construção de um sentido de docência que reconhece o domínio do conteúdo como importante elemento para a formação, mas que extrapola essa visão compreendendo que, é preciso também, ser sensível à realidade dos estudantes, das escolas e da própria profissão docente, desenvolvendo um olhar comprometido com a formação acadêmica, com a ética profissional, com a cidadania e com o fomento de um ambiente escolar dialógico, de horizontalidade entre professores e estudantes. |
Abstract: | This dissertation presents a study on Brazilian public policies for teacher training, focusing on the Institutional Program for Teaching Initiation Grants (PIBID) in the undergraduate course in Physics at the Federal University of Juiz de Fora (UFJF). Its objective is to investigate the meanings of teaching for Basic Education, developed within the scope of PIBID, by participating students (PIBID students) and graduates of the program, already working as teachers in High School. For this investigation, we chose a qualitative methodological approach, which initially included a literature review in search of recent productions on the theme of teacher training, PIBID and meanings of teaching in Basic Education. Bibliographic and documentary research was carried out, as well as interviews with the Institutional Coordinator of PIBID/UFJF, with the PIBID Area Coordinators of the Physics course/UFJF and interviews in the form of an open questionnaire via Google Forms with the research participants (PIBID students and PIBID graduates). The analysis carried out based on the open questionnaire applied to PIBID students and graduates was guided by the perspective of Content Analysis, which suggest the study and analysis of the meanings and signifiers contained in the communicative elements, in this case, in the information externalized in the responses to the applied form. From the organization and analysis of the comparative tables between the data provided by the two participating groups, it was possible to perceive that participation in PIBID contributed, in both groups, to the construction of a sense of teaching that recognizes content mastery as an important element for training, but that goes beyond this vision by understanding that it is also necessary to be sensitive to the reality of students, schools and the teaching profession itself, developing a perspective committed to academic training, professional ethics, citizenship and the promotion of a dialogical school environment, of horizontality between teachers and students. |
Palavras-chave: | Formação de professores PIBID PIBID de física Teacher training PIBID of physics |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18862 |
Data do documento: | 17-Mar-2025 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação (Dissertações) |
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