Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18858
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
paulanathaianedejesusdasilva.pdfPDF/A7.78 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Costa Júnior, Martinho Alves da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4779060520616984pt_BR
dc.contributor.referee1Christo, Maraliz de Castro Vieira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8451564561556865pt_BR
dc.contributor.referee2Christofoletti, Rodrigo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3101885496629084pt_BR
dc.contributor.referee3Cordaro, Madalena Natsuko Hashimoto-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2244604576677268pt_BR
dc.contributor.referee4Pires, Maria da Conceição Francisca-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9397370787594051pt_BR
dc.creatorSilva, Paula Nathaiane de Jesus da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-06-09T13:01:45Z-
dc.date.available2025-06-04-
dc.date.available2025-06-09T13:01:45Z-
dc.date.issued2025-03-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18858-
dc.description.abstractThis thesis aims to analyze the Brazilian artistic scene in the 1950s and 1960s for women artists based on the trajectory and family relationships of Brazilian painter Helena Pereira da Silva Ohashi (1895-1966). The study will question Helena Ohashi's strategies for solidifying herself in the Brazilian artistic profession, taking into account the historical context for women in Brazil during a period that was characterized by a patriarchal society. Helena Ohashi deserves attention in this context because she represents a feminine standard that is far from what is expected: she was a widow, childless, and the breadwinner herself. Therefore, this research sought to demonstrate arguments that point to issues outside of gender when dealing with the invisibility/visibility of women in Brazil and the success/failure of an artist in this context. It points out that Helena Ohashi's own personal choices, pictorial work, and family relationships encompassed a complex process of recognition of the artist beyond a perspective of female inferiority. We hope that this research will contribute to questions in the History of Brazilian Art about networks of sociability and recognition of female artists, understanding the complexity that exists between the trajectory and personal choices of an artist within the Brazilian artistic scene.pt_BR
dc.description.resumoA presente tese tem como objetivo analisar o cenário artístico brasileiro nas décadas de 1950 e 1960 para mulheres artistas a partir da trajetória e relação familiar da pintora brasileira Helena Pereira da Silva Ohashi (1895-1966). Serão questionadas as estratégias de solidificação de Helena Ohashi no ambiente de ofício artístico brasileiro, levando em consideração o contexto histórico para mulheres no Brasil no período que perpassava uma sociedade patriarcal. Helena Ohashi denota atenção neste contexto por representar um padrão feminino distante do esperado: era viúva, sem filhos e a própria provedora. Portanto, esta pesquisa buscou demonstrar argumentos que apontem para questões exteriores às do gênero quando tratamos de invisibilidade/visibilidade das mulheres no Brasil e sucesso/insucesso de uma artista neste contexto, apontando que as próprias escolhas pessoais, o trabalho pictórico e a relação familiar de Helena Ohashi englobaram um complexo processo de reconhecimento da artista para além de uma perspectiva de inferioridade feminina. Ambicionamos que esta pesquisa contribua para questionamentos na História da Arte brasileira acerca de redes de sociabilidade e reconhecimento de mulheres artistas, apreendendo a complexidade que há entre a trajetória e as optações pessoais de uma artista dentro do cenário artístico brasileiro.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHelena Ohashipt_BR
dc.subjectRiokai Ohashipt_BR
dc.subjectArte brasileirapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectRelações internacionais culturaispt_BR
dc.subjectBrazilian artpt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectCultural international relationspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleArte, relações internacionais culturais e gênero: a presença de Helena Pereira da Silva Ohashi na arte brasileira (1895-1966)pt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em História (Teses)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons