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Tipo: Tese
Título: Arte, relações internacionais culturais e gênero: a presença de Helena Pereira da Silva Ohashi na arte brasileira (1895-1966)
Autor(es): Silva, Paula Nathaiane de Jesus da
Primeiro Orientador: Costa Júnior, Martinho Alves da
Membro da banca: Christo, Maraliz de Castro Vieira
Membro da banca: Christofoletti, Rodrigo
Membro da banca: Cordaro, Madalena Natsuko Hashimoto
Membro da banca: Pires, Maria da Conceição Francisca
Resumo: A presente tese tem como objetivo analisar o cenário artístico brasileiro nas décadas de 1950 e 1960 para mulheres artistas a partir da trajetória e relação familiar da pintora brasileira Helena Pereira da Silva Ohashi (1895-1966). Serão questionadas as estratégias de solidificação de Helena Ohashi no ambiente de ofício artístico brasileiro, levando em consideração o contexto histórico para mulheres no Brasil no período que perpassava uma sociedade patriarcal. Helena Ohashi denota atenção neste contexto por representar um padrão feminino distante do esperado: era viúva, sem filhos e a própria provedora. Portanto, esta pesquisa buscou demonstrar argumentos que apontem para questões exteriores às do gênero quando tratamos de invisibilidade/visibilidade das mulheres no Brasil e sucesso/insucesso de uma artista neste contexto, apontando que as próprias escolhas pessoais, o trabalho pictórico e a relação familiar de Helena Ohashi englobaram um complexo processo de reconhecimento da artista para além de uma perspectiva de inferioridade feminina. Ambicionamos que esta pesquisa contribua para questionamentos na História da Arte brasileira acerca de redes de sociabilidade e reconhecimento de mulheres artistas, apreendendo a complexidade que há entre a trajetória e as optações pessoais de uma artista dentro do cenário artístico brasileiro.
Abstract: This thesis aims to analyze the Brazilian artistic scene in the 1950s and 1960s for women artists based on the trajectory and family relationships of Brazilian painter Helena Pereira da Silva Ohashi (1895-1966). The study will question Helena Ohashi's strategies for solidifying herself in the Brazilian artistic profession, taking into account the historical context for women in Brazil during a period that was characterized by a patriarchal society. Helena Ohashi deserves attention in this context because she represents a feminine standard that is far from what is expected: she was a widow, childless, and the breadwinner herself. Therefore, this research sought to demonstrate arguments that point to issues outside of gender when dealing with the invisibility/visibility of women in Brazil and the success/failure of an artist in this context. It points out that Helena Ohashi's own personal choices, pictorial work, and family relationships encompassed a complex process of recognition of the artist beyond a perspective of female inferiority. We hope that this research will contribute to questions in the History of Brazilian Art about networks of sociability and recognition of female artists, understanding the complexity that exists between the trajectory and personal choices of an artist within the Brazilian artistic scene.
Palavras-chave: Helena Ohashi
Riokai Ohashi
Arte brasileira
Gênero
Relações internacionais culturais
Brazilian art
Gender
Cultural international relations
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em História
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18858
Data do documento: 14-Mar-2025
Aparece nas coleções:Doutorado em História (Teses)



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