Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18856
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
danielledesouzamenezes.pdfPDF/A1.71 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Puccini, Sérgio José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4655183042367576pt_BR
dc.contributor.referee1Melo, Luís Alberto Rocha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8204578732983408pt_BR
dc.contributor.referee2Costa Junior, Marnho Alves da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee3Murari, Lucas de Castro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorMenezes, Danielle de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-06-09T12:35:30Z-
dc.date.available2025-06-03-
dc.date.available2025-06-09T12:35:30Z-
dc.date.issued2025-03-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18856-
dc.description.abstractThis dissertation establishes a connection between the film Hotel Monterey (1972), by Chantal Akerman, and the aesthetic-textual thought of Gertrude Stein's landscape plays. The study is conducted through a juxtaposition: a meticulous analysis of the film, delving into its compositional paradigms — such as form, lines, colors, relationships constructed within and between shots, and duration — thus observing how the concrete and the abstract coexist in the work; and an investigation into the concept of the landscape play, unfolding the writer's main aesthetic ideas and deepening the analysis of some of her plays in order to relate certain characteristic aspects to the studied film. The homology I propose acknowledges the difference between artistic media (film and writing) and is limited to broadening the analyses of Hotel Monterey, placing it in dialogue (nothing more than that) with certain tools inherent to Stein’s writing.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação estabelece uma aproximação entre o filme Hotel Monterey (1972), de Chantal Akerman, e o pensamento estético-textual das peças-paisagem de Gertrude Stein. O estudo é realizado por meio de uma justaposição: uma análise minuciosa do filme, adentrando seus paradigmas compositivos, como forma, linhas, cores, relações construídas dentro de um plano e entre os planos, e tempo de duração, observando, assim, como o concreto e o abstrato coexistem na obra; e uma investigação sobre o conceito de peça-paisagem, desdobrando os principais pensamentos estéticos da escritora e aprofundando a análise de algumas de suas peças para, desse modo, relacionar certos aspectos característicos com o filme estudado. A homologia que proponho considera a diferença entre os meios artísticos (filme e escrita) e se limita a ampliar as análises sobre Hotel Monterey, colocando-o em diálogo (nada mais do que isso) com algumas ferramentas próprias da escrita steiniana.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIAD – Instituto de Artes e Designpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectChantal Akermanpt_BR
dc.subjectGertrude Steinpt_BR
dc.subjectHotel Montereypt_BR
dc.subjectPeça-paisagempt_BR
dc.subjectComposiçãopt_BR
dc.subjectLandscape playpt_BR
dc.subjectCompositionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.titleA composição do espaço em hotel Monterey: aproximações entre Chantal Akerman e Gertrude Steinpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons