Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18856
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
danielledesouzamenezes.pdfPDF/A1.71 MBAdobe PDFView/Open
Type: Dissertação
Title: A composição do espaço em hotel Monterey: aproximações entre Chantal Akerman e Gertrude Stein
Author: Menezes, Danielle de Souza
First Advisor: Puccini, Sérgio José
Referee Member: Melo, Luís Alberto Rocha
Referee Member: Costa Junior, Marnho Alves da
Referee Member: Murari, Lucas de Castro
Resumo: Esta dissertação estabelece uma aproximação entre o filme Hotel Monterey (1972), de Chantal Akerman, e o pensamento estético-textual das peças-paisagem de Gertrude Stein. O estudo é realizado por meio de uma justaposição: uma análise minuciosa do filme, adentrando seus paradigmas compositivos, como forma, linhas, cores, relações construídas dentro de um plano e entre os planos, e tempo de duração, observando, assim, como o concreto e o abstrato coexistem na obra; e uma investigação sobre o conceito de peça-paisagem, desdobrando os principais pensamentos estéticos da escritora e aprofundando a análise de algumas de suas peças para, desse modo, relacionar certos aspectos característicos com o filme estudado. A homologia que proponho considera a diferença entre os meios artísticos (filme e escrita) e se limita a ampliar as análises sobre Hotel Monterey, colocando-o em diálogo (nada mais do que isso) com algumas ferramentas próprias da escrita steiniana.
Abstract: This dissertation establishes a connection between the film Hotel Monterey (1972), by Chantal Akerman, and the aesthetic-textual thought of Gertrude Stein's landscape plays. The study is conducted through a juxtaposition: a meticulous analysis of the film, delving into its compositional paradigms — such as form, lines, colors, relationships constructed within and between shots, and duration — thus observing how the concrete and the abstract coexist in the work; and an investigation into the concept of the landscape play, unfolding the writer's main aesthetic ideas and deepening the analysis of some of her plays in order to relate certain characteristic aspects to the studied film. The homology I propose acknowledges the difference between artistic media (film and writing) and is limited to broadening the analyses of Hotel Monterey, placing it in dialogue (nothing more than that) with certain tools inherent to Stein’s writing.
Keywords: Chantal Akerman
Gertrude Stein
Hotel Monterey
Peça-paisagem
Composição
Landscape play
Composition
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: IAD – Instituto de Artes e Design
Program: Programa de Pós-graduação em Artes
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18856
Issue Date: 12-Mar-2025
Appears in Collections:Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons