Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18814
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
victorsaggiorodeoliveira.pdf2.95 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Importância do Branding na criação das estratégias de comunicação para a Campanha The Boring Phone da marca Heineken
Autor(es): Oliveira, Victor Saggioro de
Orientador: Magnolo, Talita Souza
Miembros Examinadores: Rodrigues, Flávio Lins
Miembros Examinadores: Rodrigues, Cristiano Jose
Resumo: Este estudo investiga o uso do branding e das estratégias digitais na construção de marca, tendo como objeto de análise a campanha The Boring Phone, de 2024, da Heineken. O objetivo desta pesquisa é compreender como a empresa utiliza essas estratégias para promover a interação social e reforçar sua identidade no mercado. Partindo do seguinte questionamento, “Como as estratégias de branding utilizadas pela Heineken na campanha The Boring Phone conseguem promover a interação social e manter a relevância da marca, reforçando sua identidade e seus valores fundamentais?”, a pesquisa adota uma abordagem teórica, exploratória e qualitativa, combinando revisão bibliográfica e análise de conteúdo (Bardin, 1977). Apresenta um embasamento teórico sobre branding (Roberts, 2004), marketing digital (Jenkins, 2009) e a evolução da comunicação organizacional na era digital (Kotler, 2017). A análise da campanha é conduzida com base nas etapas de codificação, categorização e análise e interpretação de dados, explorando o impacto midiático gerado. Os resultados indicam que The Boring Phone destaca-se ao provocar reflexões sobre o uso excessivo de smartphones, utilizando uma abordagem criativa e provocativa para fortalecer a conexão entre marca e consumidor. Logo, a estratégia contribui para a consolidação do brand equity da Heineken, reforçando seus valores e mantendo sua relevância no mercado.
Resumen : This study investigates the use of branding and digital strategies in brand building, with Heineken's 2024 The Boring Phone campaign as the object of analysis. This research aims to understand how the company uses these strategies to promote social interaction and reinforce its identity in the market. Starting from the following question, “How can the branding strategies used by Heineken in The Boring Phone campaign promote social interaction and maintain the relevance of the brand, reinforcing its identity and fundamental values?”, the research adopts a theoretical, exploratory and qualitative approach, combining bibliographical review and content analysis (Bardin, 1977). It presents a theoretical basis on branding (Roberts, 2004), digital marketing (Jenkins, 2009), and the evolution of organizational communication in the digital era (Kotler, 2017). Campaign analysis is conducted based on the stages of coding, categorization, and data analysis and interpretation, exploring the media impact generated. The results indicate that The Boring Phone stands out in provoking reflections on the excessive use of smartphones, using a creative and provocative approach to strengthen the connection between brand and consumer. Therefore, the strategy contributes to the consolidation of brand equity.
Palabras clave : Estratégia de comunicação
Marketing digital
Branding
Heineken
The Boring Phone
Digital marketing
Communication strategy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18814
Fecha de publicación : 12-mar-2025
Aparece en las colecciones: Rádio, TV e Internet (RTVI) - TCC Graduação



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons