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Type: Dissertação
Title: O papel da gestão no uso dos resultados do PROEB: fatores de dificuldades no ensino médio
Author: Xavier, Paulo César Leite
First Advisor: Alves, Alesandra Maia Lima
Referee Member: Machado, Miriam Raquel Piazzi
Referee Member: Ramos, Maria Rita Neves
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso estudado discute o desempenho dos estudantes da terceira série do Ensino Médio no Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação (Simave), sobretudo no Programa de Avaliação da Educação Básica (Proeb). Para tal, faz-se necessário entender o contexto da Escola Estadual Professor Machado Leite (EEPML), bem como os dados obtidos nas avaliações do Proeb, uma vez que a Escola em questão não tem apresentado resultados satisfatórios nos indicadores dessa avaliação externa. Assim, esse caso se propõe a responder à pergunta: quais são os desafios enfrentados pela gestão da Escola Estadual Professor Machado Leite para aprimorar o desempenho de seus alunos na avaliação do Proeb? O objetivo geral deste estudo é o de analisar os desafios enfrentados pela gestão escolar na identificação de possíveis fatores intraescolares associados ao baixo desempenho dos estudantes da Escola Estadual Professor Machado Leite na avaliação do Proeb e propor ações para a melhoria dos indicadores educacionais e fatores intraescolares identificados, contribuindo, desse modo, para a melhoria da qualidade da educação. Os objetivos específicos foram (i) descrever o caso de gestão com foco nos indicadores que evidenciam o baixo desempenho dos alunos nas avaliações do Proeb; (ii) analisar quais fatores estão associados à dificuldade de avanço da proficiência dos alunos nas avaliações do Proeb; e (iii) propor ações que visem ao aumento dos indicadores da escola nas avaliações do Proeb. O referencial teórico deste estudo abarca as análises de pesquisadores que abordam o campo da avaliação escolar, principalmente a de larga escala, dos aspectos relacionados a qualidade da educação e das dimensões da gestão escolar, quais sejam: Gatti (2014), Bonamino e Sousa (2012), Martins (2018), Franco e Calderón (2017), Franco et al. (2007), Dourado et al. (2007), Alves et al. (2019), Lück (2009) e Machado (2023). A abordagem metodológica desse caso de gestão utiliza a pesquisa qualitativa por meio da técnica de questionário aplicado aos professores, especialistas, vice-diretores e diretor escolar. A análise dos resultados apontou cinco elementos críticos. São eles: dificuldade de liderança da gestão escolar; concepção de uma avaliação externa e sua valorização no contexto escolar; apropriação dos resultados das avaliações externas; uso dos dados das avaliações externas como uma opção para a gestão escolar construir um (re)planejamento pedagógico. O estudo propõe, ainda, um Plano de Ação Educacional (PAE), com o objetivo de subsidiar a EEPML na superação do desafio de compreender os dados das avaliações externas e integrá-los à prática pedagógica da instituição. Por fim, o estudo traz as considerações finais, abordando o caminho percorrido dentro da pesquisa, a fim de contribuir com novos estudos sobre o tema e com o avanço na qualidade da educação.
Abstract: This dissertation was developed within the scope of the Professional Master's Degree in Education Management and Assessment (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Assessment of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The case study discusses the performance of third-year high school students in the Minas Gerais System of Assessment and Equity in Education (Simave), especially in the Basic Education Assessment Program (Proeb). To this end, it is necessary to understand the context of the Professor Machado Leite State School (EEPML), as well as the data obtained in the Proeb assessments, since the school in question has not presented satisfactory results in the indicators of this external assessment. Thus, this case proposes to answer the question: what are the challenges faced by the management of the Professor Machado Leite State School to improve the performance of its students in the Proeb assessment? The general objective of this study is to analyze the challenges faced by school management in identifying possible intra-school factors associated with the low performance of students at Escola Estadual Professor Machado Leite in the Proeb assessment and to propose actions to improve the educational indicators and intra-school factors identified, thus contributing to improving the quality of education. The specific objectives were (i) to describe the management case focusing on the indicators that show the low performance of students in the Proeb assessments; (ii) to analyze which factors are associated with the difficulty of advancing students' proficiency in the Proeb assessments; and (iii) to propose actions aimed at improving the school's indicators in the Proeb assessments. The theoretical framework of this study encompasses the analyses of researchers who address the field of school assessment, especially large-scale assessment, aspects related to the quality of education, and dimensions of school management, namely: Gatti (2014), Bonamino and Sousa (2012), Martins (2018), Franco and Calderón (2017), Franco et al. (2007), Dourado et al. (2007), Alves et al. (2019), Lück (2009) and Machado (2023). The methodological approach of this management case uses qualitative research and the data collection technique chosen to conduct the research was the questionnaire, applied to teachers, specialists, vice-principals and school principal. The analysis of the results pointed out five critical elements. They are: difficulty in leading school management; the design of an external evaluation and its value in the school context; appropriation of the results of external evaluations; the use of data from external evaluations as an option for school management to build a pedagogical (re)planning. The study also proposes an Educational Action Plan (PAE) with the objective of supporting EEPML in overcoming the challenge of understanding the data from external evaluations and integrating them into the institution's pedagogical practice. Finally, the study presents the final considerations, addressing the path taken within the research, in order to contribute to new studies on the subject and to the advancement of the quality of education.
Keywords: Avaliação externa
Qualidade educacional
Apropriação de resultados
External evaluation
Educational quality
Appropriation of results
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18809
Issue Date: 1-Apr-2025
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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