Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18807
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
alessandrodeoliveiraneres.pdfPDF/A995.6 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: A contribuição dos dados das avaliações externas para a melhoria da qualidade do ensino: estudo de caso da Escola Estadual Geraldo de Souza Norte
Author: Neres, Alessandro de Oliveira
First Advisor: Rezende, Wagner Silveira
Referee Member: Tavares Júnior, Fernando
Referee Member: Soares Neto, Joaquim José
Resumo: Diante das diversas nuances que dificultam a consolidação da aprendizagem de muitos estudantes brasileiros, este estudo destaca as avaliações externas como um dos fatores de relevância, sobretudo no tocante à geração de dados que podem ser utilizados como suporte para que tomadores de decisões possam agir assertivamente em relação à implementação de ações e políticas públicas voltadas para a melhoria do ensino básico. Nessa conjuntura, o trabalho tem como objetivo geral compreender as implicações da subutilização dos dados das avaliações de Língua Portuguesa do Proeb na Escola Estadual Geraldo de Souza Norte, entre os anos de 2013 e 2021. Especificamente, objetivamos: (a) analisar os dados de Língua Portuguesa da Escola Estadual Geraldo de Souza Norte, tendo como referência os resultados do Proeb; (b) analisar as práticas avaliativas e seus possíveis impactos nos resultados das avaliações externas e (c) elaborar um Plano de Ação Educacional (PAE) que culmine com o despertar da importância em se repensar maneiras de trabalhar com o componente curricular de Língua Portuguesa, com vistas a melhorar a educação ofertada. Quanto à metodologia, a pesquisa adotou a abordagem qualiquantitativa, por meio da utilização de diferentes fontes de dados, como documentos institucionais, questionários, entrevistas e análise dos resultados das avaliações externas. Para que o estudo em tela encontre o respaldo necessário que justifique sua condução, a hipótese central deste trabalho, qual seja, a ausência de uma rotina pedagógica que contemple periodicamente a análise dos resultados nas avaliações externas, teve como base referencial teóricos como Boudett, City e Murnane (2020), Brooke e Rezende (2020), Luckesi (2011), Burgos (2020), Matias-Pereira (2010) e Elmore (2003) que, dentre outros aspectos, que fundamentaram as contribuições da cultura avaliativa, bem como a da apropriação de resultados no contexto escolar.
Abstract: Given the various nuances that hinder the consolidation of learning for many Brazilian students, this study highlights the relevance of external assessments as one of the key factors, especially regarding the generation of data that can be used to support decision-makers in acting assertively when implementing actions and public policies aimed at improving basic education. In this context, the general objective of this work is to understand the implications of the underutilization of Portuguese Language assessment data from Proeb at Escola Estadual Geraldo de Souza Norte between 2013 and 2021. Specifically, we aim to: I. Analyze the Portuguese Language data from Escola Estadual Geraldo de Souza Norte, using the Proeb results as a reference; II. Analyze assessment practices and their possible impacts on external evaluation results; III. Develop an action plan that fosters the awareness of the importance of rethinking ways to work with the Portuguese Language curriculum component, aiming to improve the education provided. Regarding the methodology, the research will adopt a qualitative approach, using different data sources, such as institutional documents, questionnaires, interviews, and analysis of external assessment results. To provide the necessary foundation to justify this study, the central hypothesis — the absence of a pedagogical routine that periodically includes the analysis of external assessment results — will be supported by theoretical references such as Boudett, City and Murnane (2020), Brooke and Resende (2020), Luckesi (2011), Burgos (2020), Matias-Pereira (2010) and Elmore (2003), who, among other aspects, seek to substantiate the contributions of an assessment culture, as well as the appropriation of results within the school context.
Keywords: Avaliações externas
Responsabilização
Liderança escolar
Cultura avaliativa
Eficácia docente
External assessments
Accountability
School leadership
Assessment culture
Teacher effectiveness
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18807
Issue Date: 19-Mar-2025
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons