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Type: Dissertação
Title: Utilização dos Sistemas de Informação pelo setor de pagamento da SRE de Montes Claros: desafios e perspectivas
Author: Souza, Liliane Lino de
First Advisor: Miranda, Denise Rangel
Referee Member: Machado, Miriam Raquel Piazzi
Referee Member: Pereira, Maria Leopoldina
Resumo: A presente pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado trata-se do passivo de serviço do setor de pagamento observado na Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Montes Claros. Para tanto, definiuse como objetivo geral da pesquisa: identificar quais são os problemas que resultam no excesso de serviços pendentes de execução no setor de pagamento da SRE de Montes Claros, e propor melhorias para reduzir o passivo de serviços. A pesquisa discute quais os desafios e as perspectivas para a redução do passivo de serviços no setor de pagamentos da SRE através da utilização dos Sistemas de Informação. Para fins de pesquisa, o recorte temporal compreende os anos de 2019 a 2023 e fundamenta-se em um referencial teórico composto por autores que abordam a administração pública, os Sistemas de Informação e o Planejamento Estratégico. A metodologia utilizada consiste em estudo de caso com abordagem qualitativa. Como instrumentos de pesquisa, foram aplicados questionários aos servidores responsáveis por informar a folha de pagamento das 163 escolas vinculadas à SRE de Montes Claros e foi realizada uma Roda de Conversa com os taxadores do setor de pagamento. Por meio dos dados coletados foram identificados problemas como quadro reduzido de taxadores, rotatividade de servidores, inadequada distribuição de tarefas, falta de treinamento e ausência de padronização nas práticas. Foram ainda identificadas dificuldades com o uso de códigos e problemas operacionais nos sistemas utilizados. Esses fatores evidenciaram a dificuldade do setor de pagamento em gerenciar suas múltiplas demandas, agravada pela ausência de uma estratégia de gestão claramente definida. Com base nos achados da pesquisa foi elaborado um Plano de Ação Educacional (PAE), que integra o Planejamento Estratégico ao Planejamento Estratégico da Tecnologia da Informação. As propostas apresentadas buscam otimizar a organização e a priorização das atividades, estabelecendo metas claras e promovendo a capacitação contínua dos servidores, além da integração e padronização dos processos.
Abstract: This research was conducted within the scope of the Professional Master’s program in Education Management and Evaluation (PPGP) at the Center of Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The management case concerns the backlog of services in the payment sector observed at the Regional Superintendence of Education (SRE) of Montes Claros. Hence, the general objective of this research is: to identify the issues that lead to the excessive accumulation of pending services in the Montes Claros SRE’s payment sector, and to propose improvements in order to reduce this backlog in the payment sector of the SRE through the use of Information Systems. This study discusses the challenges and perspectives for reducing the service backlog in the payment sector of the SRE through the use of Information Systems. For research purposes, the temporal scope covers the years of 2019 to 2023, and the study is based on a theoretical framework composed of authors addressing subjects like public administration, Information Systems, and Strategic Planning. The methodology consists of a case study with a qualitative approach. As research instruments, questionnaires were applied to the employees responsible for processing the payroll of the 163 schools linked to the SRE Montes Claros, and a discussion roundtable was held with the payroll processors. Based on collected data, several problems were identified, such as a reduced number of assessors, high staff turnover, inadequate task distribution, lack of training, and the absence of standardized practices. Additionally, challenges concerning the use of codes and operational issues within the employed systems were observed. These factors highlighted the sector’s difficulty in managing its multiple demands, increased by the lack of a clearly defined management strategy. Based on research findings, an Education Action Plan (PAE) was developed, integrating Strategic Planning with Information Technology Strategic Planning. The proposed measures aim to optimize the organization and prioritization of activities by setting clear goals, promoting continuous staff training and enhancing process integration and standardization.
Keywords: Administração pública
Eficiência
Planejamento estratégico
Sistemas de informação
Public administration
Efficiency
Strategic planning
Information systems
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18805
Issue Date: 28-Mar-2025
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