https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18804
File | Description | Size | Format | |
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samueloscarmendescirinokeske.pdf | PDF/A | 2.71 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Avaliações educacionais no ensino médio: percepções e possibilidades na Escola Estadual Juvêncio Martins Ferreira |
Author: | Keske, Samuel Oscar Mendes Cirino |
First Advisor: | Alves, Alesandra Maia Lima |
Referee Member: | Miranda, Denise Rangel |
Referee Member: | Pereira, Maria Leopoldina |
Resumo: | Essa dissertação foi realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública e investiga o baixo desempenho nas avaliações do SIMAVE/PROEB no Ensino Médio, focando especificamente na Escola Estadual Juvêncio Martins Ferreira, localizada em Unaí, Minas Gerais. A problemática que orienta essa pesquisa é: Quais são as percepções de alunos e professores sobre os fatores que contribuem para o baixo desempenho da EEJMF nas avaliações do Proeb, especialmente no 3º ano do Ensino Médio, e como essa realidade pode ser transformada? Utilizando uma abordagem qualitativa, iniciamos com uma revisão bibliográfica, com foco nas pesquisas de Costa (2021), Couto (2013), Ferreira (2019), Freitas (2019), Gatti (2011) e Gusmão (2023). Ainda, foram analisados os resultados obtidos pela escola nas avaliações externas, identificando os principais fatores que contribuem para esse desempenho abaixo do esperado. Os dados foram coletados por meio de análise documental e questionários com gestores, professores e alunos da instituição. O objetivo geral da pesquisa é investigar os motivos que contribuem para o baixo desempenho dos estudantes para compreender as percepções de alunos, professores e da comunidade escolar sobre as práticas avaliativas. Os objetivos específicos buscam identificar e descrever os principais problemas que estão contribuindo para o baixo desempenho dos estudantes nos testes do SIMAVE/Proeb; analisar os fatores internos e externos que impactam diretamente os resultados escolares e propor ações concretas e práticas que possam melhorar o desempenho acadêmico. Os resultados revelam desafios relacionados à gestão educacional, infraestrutura escolar, formação docente e práticas pedagógicas, e proporcionam um entendimento amplo das expectativas da comunidade sobre a educação. Com base nesses achados, são sugeridas intervenções educacionais eficazes, visando ao fortalecimento da qualidade educacional. |
Abstract: | This dissertation was conducted within the scope of the Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública and investigates the low performance in SIMAVE/PROEB assessments in high school, focusing specifically on Escola Estadual Juvêncio Martins Ferreira, located in Unaí, Minas Gerais. The research is guided by the following question: What are the perceptions of students and teachers regarding the factors contributing to EEJMF’s low performance in Proeb assessments, especially in the 3rd year of high school, and how can this reality be transformed? Using a qualitative approach, we began with a literature review, focusing on the research of Costa (2021), Couto (2013), Ferreira (2019), Freitas (2019), Gatti (2011), and Gusmão (2023). Additionally, the school's results in external evaluations were analyzed to identify the main factors contributing to this belowexpected performance. Data were collected through document analysis and questionnaires with school administrators, teachers, and students. The general objective of the research is to investigate the reasons behind students' low performance to understand the perceptions of students, teachers, and the school community regarding assessment practices. The specific objectives aim to identify and describe the main issues contributing to students' poor performance in SIMAVE/Proeb tests; analyze the internal and external factors that directly impact school results; and propose concrete and practical actions to improve academic performance. The results reveal challenges related to educational management, school infrastructure, teacher training, and pedagogical practices, providing a broad understanding of the community’s expectations regarding education. Based on these findings, effective educational interventions are suggested to strengthen educational quality. |
Keywords: | Aprendizagem escolar Escola agrícola Avaliação em larga escala Percepção da comunidade e desempenho escolar School learning Agricultural school Large-scale assessment Community perception and school performance |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Program: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18804 |
Issue Date: | 1-Apr-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
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