Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18774
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
isabelamullercobucci.pdf1.74 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Lopes, Jade Janer Moreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4297078672618566pt_BR
dc.contributor.referee1Santiago, Mylene Cristina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0803555578064293pt_BR
dc.creatorCobucci, Isabela Muller-
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-26T15:52:25Z-
dc.date.available2025-03-10-
dc.date.available2025-05-26T15:52:25Z-
dc.date.issued2025-03-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18774-
dc.description.abstractReflecting on the lack of resources and discussions about children's literature for students with disabilities, I decided to produce a literary book aimed at children with visual impairment or blindness, in order to provide an experience that simultaneously addresses the physical world and the imaginary world. The discussions provided in the classes of “Cartography with children and schoolchildren” and the trip made as fieldwork for the subject to the Benjamin Constant Institute, both taught by the professor and advisor of this work, Jader Janer, were indispensable for the production of this work. The book includes the transcription of the text into the Braille System and tactile materials made to represent instruments that appear in the story.pt_BR
dc.description.resumoRefletindo sobre a ausência de recursos e discussões sobre literatura infantil para alunos com deficiência, optei por produzir um livro literário voltado para crianças com deficiência visual ou cegueira, a fim de proporcionar uma experiência que aborde concomitantemente o mundo físico e o mundo imaginário. As discussões fornecidas nas aulas de “Cartografia com crianças e escolares” e a viagem realizada como trabalho de campo da disciplina ao Instituto Benjamin Constant, ambas ministradas pelo professor e orientador desse trabalho, Jader Janer, foram indispensáveis para a produção desse trabalho. O livro conta com a transcrição do texto para o Sistema Braille e materiais táteis confeccionados para representar instrumentos que aparecem na história.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLivropt_BR
dc.subjectTátilpt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLivro imagináriopt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectBookpt_BR
dc.subjectTactilept_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectImaginarypt_BR
dc.subjectVisual impairmentpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleLudicidade tátil: a literatura infantil para crianças com deficiência visualpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece en las colecciones: Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons