https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18774
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
isabelamullercobucci.pdf | 1.74 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Lopes, Jade Janer Moreira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4297078672618566 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santiago, Mylene Cristina | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0803555578064293 | pt_BR |
dc.creator | Cobucci, Isabela Muller | - |
dc.creator.Lattes | - | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-05-26T15:52:25Z | - |
dc.date.available | 2025-03-10 | - |
dc.date.available | 2025-05-26T15:52:25Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-10 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18774 | - |
dc.description.abstract | Reflecting on the lack of resources and discussions about children's literature for students with disabilities, I decided to produce a literary book aimed at children with visual impairment or blindness, in order to provide an experience that simultaneously addresses the physical world and the imaginary world. The discussions provided in the classes of “Cartography with children and schoolchildren” and the trip made as fieldwork for the subject to the Benjamin Constant Institute, both taught by the professor and advisor of this work, Jader Janer, were indispensable for the production of this work. The book includes the transcription of the text into the Braille System and tactile materials made to represent instruments that appear in the story. | pt_BR |
dc.description.resumo | Refletindo sobre a ausência de recursos e discussões sobre literatura infantil para alunos com deficiência, optei por produzir um livro literário voltado para crianças com deficiência visual ou cegueira, a fim de proporcionar uma experiência que aborde concomitantemente o mundo físico e o mundo imaginário. As discussões fornecidas nas aulas de “Cartografia com crianças e escolares” e a viagem realizada como trabalho de campo da disciplina ao Instituto Benjamin Constant, ambas ministradas pelo professor e orientador desse trabalho, Jader Janer, foram indispensáveis para a produção desse trabalho. O livro conta com a transcrição do texto para o Sistema Braille e materiais táteis confeccionados para representar instrumentos que aparecem na história. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Livro | pt_BR |
dc.subject | Tátil | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Livro imaginário | pt_BR |
dc.subject | Deficiência visual | pt_BR |
dc.subject | Book | pt_BR |
dc.subject | Tactile | pt_BR |
dc.subject | Literature | pt_BR |
dc.subject | Imaginary | pt_BR |
dc.subject | Visual impairment | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.title | Ludicidade tátil: a literatura infantil para crianças com deficiência visual | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons