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Clase: Dissertação
Título : A gestão da informação e a gestão do conhecimento na coordenação de execução e suporte financeiro da Universidade Federal de Juiz de Fora: uma análise do funcionamento do setor de pagamento nos anos de 2023 e 2024
Autor(es): Ferreira, Iara Mageste Romualdo
Orientador: Neubert, Luiz Flávio
Miembros Examinadores: Kistemann Júnior, Marco Aurélio
Miembros Examinadores: Lourenço, Joyce Louback
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação Profissional (PPGP) em Gestão e Avaliação da Educação Pública do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A pesquisa teve como tema central a Gestão da Informação e do Conhecimento, com foco em um setor da UFJF: a Coordenação de Execução e Suporte Financeiro. O objetivo geral deste estudo foi analisar os entraves da Gestão do Conhecimento na Coordenação de Execução e Suporte Financeiro. Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se a seguinte questão: como a Gestão do Conhecimento pode auxiliar a solucionar as dificuldades encontradas pelos servidores da Coordenação de Execução e Suporte Financeiro, setor responsável pelo pagamento da Universidade Federal de Juiz de Fora, em suas rotinas de trabalho, diante da falta de registro das atividades executadas em seus cargos e da ausência de protocolos e rotinas claramente definidos. A abordagem metodológica adotada é qualitativa, já que buscou compreender as particularidades e a subjetividade dos participantes, além de considerar a realidade vivenciada no ambiente de trabalho. O foco do estudo recaiu sobre a Coordenação de Execução e Suporte Financeiro. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram entrevistas com os gestores e gerentes dessa Coordenação, assim como questionários aplicados aos servidores do setor. No último capítulo desta dissertação, é apresentado um plano de ação educacional (PAE), com propostas que visam amenizar o problema apresentado, trazendo sugestões de boas práticas para o setor.
Resumen : This dissertation was developed within the scope of the Professional Master’s Program in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) at the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The research focuses on Information and Knowledge Management, specifically in a sector of the Federal University of Juiz de Fora, the Coordination of Execution and Financial Support. The general objective of this study is to analyze the challenges of Knowledge Management in the Coordination of Execution and Financial Support. To develop this research, the following question was proposed: how can knowledge management help address the difficulties faced by employees of the Coordination of Execution and Financial Support, the payment sector of the Federal University of Juiz de Fora, in their daily work routines, given the lack of records of executed activities and the absence of clearly defined protocols and procedures? The research methodology is qualitative, justified by the consideration of the particularities and subjectivity of the research subjects and the reality experienced in the workplace, the Coordination of Execution and Financial Support, which is the object of the study. The data collection instruments include interviews with the managers and supervisors of this Coordination, as well as questionnaires administered to sector employees. In the final chapter of this dissertation, an Educational Action Plan (PAE) is presented, proposing solutions to mitigate the identified problem, offering suggestions for best practices within the sector.
Palabras clave : Gestão da informação
Gestão do conhecimento
Universidade Federal de Juiz de Fora
Information management
Knowledge management
Federal university of Juiz de Fora
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18737
Fecha de publicación : 28-feb-2025
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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