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Clase: Dissertação
Título : Efetividade e desafios na implementação do ensino médio em tempo integral: um estudo de caso na perspectiva da escola estadual conexão saber & vida
Autor(es): Alves, Gleice Maria Almeida
Orientador: Nicolella, Alexandre Chibebe
Miembros Examinadores: Souza, Elisabeth Gonçalves de
Miembros Examinadores: Araujo, Eduardo Santos
Resumo: Essa pesquisa foi desenvolvida na contextura do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública, do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP), do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Este caso de gestão analisou a implementação do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), na Escola Estadual Conexão Saber & Vida, ponderando sobre seu contexto político e histórico. Buscou compreender como a escola organiza a prática pedagógica para garantir a efetivação do EMTI. A pergunta que guiou este estudo é: Como se deu a implementação do EMTI e quais estratégias a Equipe Pedagógica pode adotar para implementá-lo de forma eficaz, garantindo o alcance dos objetivos estabelecidos? O objetivo geral se baseou em analisar o processo de implementação do EMTI, a fim de entender o contexto desta Política Pública. Como objetivos específicos, o presente estudo buscou: descrever o contexto histórico do EMTI no Brasil, no Estado de Minas Gerais e na escola; analisar as particularidades da escola em relação à concretização do EMTI e propor ações para aperfeiçoamento da aplicação desta Política Pública. Como referencial teórico, desfrutou-se das contribuições de Ball e Bowe (1992), Mainardes (2006, 2018), Silva e Leal (2012) e Condé (2012, 2020), que abordam e refletem sobre o “ciclo de políticas”. Além de outros autores que tratam sobre a Educação Integral e em Tempo Integral, como Gonçalves (2006), Cavaliere (2009, 2010), Moll (2008, 2012) e Arroyo (2012). O percurso metodológico se baseou na coleta de dados por meio de questionários aplicados aos professores do EMTI e entrevistas semiestruturadas realizadas com as Especialistas em Educação Básica (EEBs) e Professora Coordenadora Geral (PCG), enfatizando o eixo que reflete sobre a expansão do tempo de escolarização e da Educação Integral como garantidora do direito social à educação. Pretendeu-se compreender a organização dos tempos e espaços da escola e os papeis dos atores envolvidos. Após as análises houve a constatação de que as decisões não foram discutidas com a comunidade escolar, o que não possibilitou que a escola se organizasse de forma física e pedagógica. Apesar disso, percebeu-se uma equipe com vasta experiência e comprometimento com as ações, que constantemente propõem formas de aprimoramento das práticas. A pesquisa proporcionou uma melhor visão dos desafios vivenciados na implementação do EMTI e as possibilidades de vislumbrar estratégias de superação destes. Constatou-se que existe uma busca de melhorias contínuas de aperfeiçoamento das ações, como aprimoramento do diálogo com as famílias, necessidade de formações continuadas, planejamento coletivo, reorganização dos espaços físicos existentes e busca de parcerias. Para tanto, foi construído um Plano de Ação Educacional (PAE), como meio de propor ações para superar ou amenizar as lacunas identificadas, tendo como base as práticas exitosas e aperfeiçoando as áreas passíveis de fortalecimento.
Resumen : This research was developed within the context of the Professional Master's Degree in Management and Evaluation of Public Education, of the Postgraduate Program in Management and Evaluation of Public Education (PPGP), of the Center for Public Policies and Evaluation of Education (CAEd), of the Federal University of Juiz de Fora (UFJF). This management case analyzed the implementation of Full-Time High School (EMTI) at the Conexão Saber & Vida State School, considering its political and historical context. It sought to understand how the school organizes pedagogical practice to ensure the effectiveness of EMTI. The question that guided this study is: How was EMTI implemented and what strategies can the Pedagogical Team adopt to implement it effectively, ensuring the achievement of the established objectives? The general objective was based on analyzing the EMTI implementation process, in order to understand the context of this Public Policy. As specific objectives, this study sought to: describe the historical context of EMTI in Brazil, in the State of Minas Gerais and in schools; analyze the particularities of schools in relation to the implementation of EMTI and propose actions to improve the application of this Public Policy. As a theoretical framework, we used the contributions of Ball and Bowe (1992), Mainardes (2006, 2018), Silva and Leal (2012) and Condé (2012, 2020), who address and reflect on the “policy cycle”. In addition to other authors who deal with Comprehensive and Full-Time Education, such as Gonçalves (2006), Cavaliere (2009, 2010), Moll (2008, 2012) and Arroyo (2012). The methodological approach was based on data collection through questionnaires applied to EMTI teachers and semi-structured interviews conducted with Basic Education Specialists (EEBs) and the General Coordinating Teacher (PCG), emphasizing the axis that reflects on the expansion of schooling time and Comprehensive Education as a guarantor of the social right to education. The aim was to understand the organization of school times and spaces and the roles of the actors involved. After the analysis, it was found that the decisions were not discussed with the school community, which did not allow the school to organize itself physically and pedagogically. Despite this, it was possible to see a team with extensive experience and commitment to the actions, which constantly proposes ways to improve practices. The research provided a better view of the challenges experienced in the implementation of EMTI and the possibilities of envisioning strategies to overcome them. It was found that there is a search for continuous improvements to enhance the actions, such as improving dialogue with families, the need for ongoing training, collective planning, reorganization of existing physical spaces and the search for partnerships. To this end, an Educational Action Plan (PAE) was created as a means of proposing actions to overcome or alleviate the gaps identified, based on successful practices and improving areas that could be strengthened.
Palabras clave : Política pública educacional
Educação em tempo integral (ETI)
Educação integral (EI)
Ensino médio em tempo integral (EMTI)
Educational public policy
Full-time education (FTE)
Full-time education (IE)
Full-time high school education (EMTI).
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18730
Fecha de publicación : 27-mar-2025
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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