https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18729
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
josemanoeldejesusribeiro.pdf | PDF/A | 2.67 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Teixeira, Beatriz de Basto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4199390197375366 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Machado, Miriam Raquel Piazzi | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9613375539401149 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Cássio José de Oliveira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9029030525460803 | pt_BR |
dc.creator | Ribeiro, José Manoel de Jesus | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-05-19T15:29:24Z | - |
dc.date.available | 2025-05-19 | - |
dc.date.available | 2025-05-19T15:29:24Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-02 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18729 | - |
dc.description.abstract | This dissertation addresses the challenges faced by the management of the Mundo Encantado School in Belo Horizonte/MG, which consists of monitoring extracurricular activities (AEC) and promoting continuing education for teachers. The research is guided by the following question: what challenges has the management of the Mundo Encantado State School encountered in carrying out continuing education in the workload allocated to AEC? Based on this, the general objective was defined to identify and understand the challenges of the school's management in carrying out continuing education in the workload allocated to AEC. This objective was divided into three specific objectives: I - to describe the Mundo Encantado State School and the organization, monitoring and execution of AEC in accordance with the laws, documents, official letters, decrees and current guidelines promulgated by the State Secretariat of Education of Minas Gerais (SEE-MG); II - to analyze the challenges of the management of the school in question in carrying out continuing education in the workload allocated to AEC; and III - propose actions to overcome the challenges identified so that the management of the aforementioned school can carry out continuing education in the workload allocated to AEC. The theoretical framework for this study was based on Candau (2010), Arroyo (2015), Gatti (2017), Alvarenga and Quintanilha (2018), who address the school as a space for teacher training and professional development. To understand the concepts of school management and pedagogical management, the analyses of Libâneo (2007), Lück (2006 and 2009), Paro (2007, 2008, 2009) and Vieira, Vidal and Nogueira (2020) were used. The methodology used in this study has a qualitative approach. For data collection, it is proposed to conduct a structured interview with the school management and three Basic Education Specialists (EEBs) of the school. The analysis highlighted elements that hinder the provision of continued training in AEC and, with the support of the studied theory, supported the set of six actions proposed to promote this provision. | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente dissertação aborda os desafios enfrentados pela gestão da Escola Estadual Mundo Encantado em Belo Horizonte/MG, que consiste em acompanhar as atividades extraclasse (AEC) e promover a formação continuada de docentes. A pesquisa é norteada pela seguinte questão: quais desafios a gestão da Escola Estadual Mundo Encantado tem encontrado para realizar a formação continuada na carga horária destinada às AEC? A partir desta, foi definido o objetivo geral de identificar e compreender os desafios da gestão da Escola em realizar a formação continuada na carga horária destinada às AEC. Este objetivo se desdobrou em três específicos: I - descrever a Escola Estadual Mundo Encantado e a organização, acompanhamento e execução das AEC em consonância com as leis, com os documentos, com os ofícios, com os decretos e com as orientações vigentes promulgadas pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG); II - analisar os desafios da gestão da escola em questão para realizar a formação continuada na carga horária destinada às AEC; e III - propor ações para superar os desafios identificados para que a gestão da escola já mencionada possa realizar a formação continuada na carga horária destinada às AEC. O referencial teórico deste estudo se valeu de Candau (2010), Arroyo (2015), Gatti (2017), Alvarenga e Quintanilha (2018), que abordam sobre a escola como espaço de formação e de desenvolvimento profissional do docente. Para compreender os conceitos de gestão escolar e de gestão pedagógica, utilizaram-se as análises de Libâneo (2007), Lück (2006, 2009), Paro (2007, 2008, 2009) e Vieira, Vidal e Nogueira (2020). A metodologia empregada neste estudo possui uma abordagem qualitativa. Para a coleta de dados propõe-se a realização de entrevista estruturada com a gestão escolar e a três Especialistas em Educação Básica (EEBs) da escola. A análise revelou a falta de formação continuada nas AEC pela EEME e os obstáculos existentes pelo excesso de normativas da SEE-MG, que não consideram as especificidades das escolas. As EEBs, também, enfrentam dificuldades em monitorar as AEC e promover a formação. Propôsse um Plano de Ação Educacional (PAE) com seis ações para melhorar o acompanhamento e a formação dos docentes. Conclui-se que a SEE-MG deve revisar o quadro de pessoal das escolas e incentivar o uso de cursos oferecidos pela Escola de Formação e entidades parceiras. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Atividades extraclasse | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada de docentes | pt_BR |
dc.subject | Reuniões coletivas | pt_BR |
dc.subject | Basic education | pt_BR |
dc.subject | Extracurricular activities | pt_BR |
dc.subject | Continuing teacher training | pt_BR |
dc.subject | Group meetings | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | A formação continuada de docentes da Escola Estadual Mundo Encantado e as atividades extraclasse | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License