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Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Marketing aplicado na odontologia: uma revisão da literatura
Autor(es): Santos, Luiz Eduardo dos
Orientador: Pazinatto, Rafael Barroso
Miembros Examinadores: Costa, Leonardo César
Miembros Examinadores: Resende, Alexandre Marques de
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo reunir e analisar estudos sobre o marketing odontológico, investigando como essa prática influencia o mercado e os consumidores. Além disso, busca avaliar os aspectos éticos e legais relacionados ao marketing na odontologia e as diferentes formas de sua implementação. A metodologia aplicada envolveu uma pesquisa bibliográfica nas plataformas Scielo e PubMed, seguida por uma revisão da literatura. Foram encontrados 32 artigos relevantes sobre marketing em geral e marketing odontológico. Após uma análise criteriosa, selecionaram-se 19 artigos que atendem aos critérios estabelecidos para este estudo. Os resultados indicam que o setor odontológico tem se tornado cada vez mais competitivo, o que leva os cirurgiões-dentistas a adotarem estratégias não clínicas para se manterem no mercado. O marketing, nesse contexto, emerge como uma ferramenta crucial para a promoção e venda dos serviços odontológicos, desempenhando um papel significativo na manutenção dos profissionais no mercado de trabalho.
Resumen : This study aims to gather and analyze research on dental marketing, investigating how this practice influences the market and consumers. Additionally, it seeks to evaluate the ethical and legal aspects related to marketing in dentistry and the various forms of its implementation. The methodology involved a bibliographic search on the Scielo and PubMed platforms, followed by a literature review. A total of 32 relevant articles on general marketing and dental marketing were found. After a thorough analysis, 18 articles meeting the established criteria for this study were selected. The results indicate that the dental sector is becoming increasingly competitive, prompting dentists to adopt non-clinical strategies to sustain themselves in the market. In this context, marketing emerges as a crucial tool for the promotion and sale of dental services, playing a significant role in the maintenance of professionals in the workforce.
Palabras clave : Marketing odontológico
Marketing digital
Marketing
Dental marketing
Digital marketing
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Odontologia
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18716
Fecha de publicación : 11-sep-2024
Aparece en las colecciones: Faculdade de Odontologia - Campus JF - TCC Graduação



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