Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18642
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
nathaliadecastrolopes.pdfPDF/A1.33 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Um estudo sobre as noções de experiência no processo criativo de estudantes na formação acadêmica em artes visuais da Universidade Federal de Juiz de Fora
Author: Lopes, Nathália de Castro
First Advisor: Silveira, Saulo Silva da
Referee Member: Cristofaro, Ricardo De
Referee Member: Bertagna, Letícia de Alencar
Resumo: Para o estudante de arte o processo criativo pode ser uma incógnita, algo a ser explorado, podendo estar ligado ao autoconhecimento e às Experiências individuais do sujeito. Meu anseio em compreender as nuances desse processo levou-me a aprofundar no que as noções de Experiências poderiam se conectar com os processos criativos dos alunos da graduação na formação de estudantes do curso de Bacharelado em Artes Visuais, desenhando o recorte espacial na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Essa pesquisa me motivou a disparar três perguntas que guiaram esse estudo; dentre elas está: Por que pensar a Experiência no processo de criação artístico visual na formação em arte? De que maneira, os estudantes artistas visuais estão conectados com as noções da Experiência em seus processos de criação? Na contemporaneidade, os processos de criação artística em formação em arte estão abertos ou porosos para um processo de Experiência? Munida de questionamentos, tracei como objetivo investigar a relação das noções de Experiência com o processo criativo na formação acadêmica. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos optei por um estudo com perspectiva pós-positivista, em que foi realizado um estudo teórico e de levantamento de dados por meio de entrevistas semiestruturadas e qualitativas. Para isso, foram realizadas as entrevistas com três professores e doze estudantes do Bacharelado em Artes Visuais, sendo três alunos de cada uma das quatro disciplinas teórico-práticas oferecidas pela Instituição: Ateliê de Fotografia e Vídeo Experimental; Poéticas Centradas no Corpo; Arte e Processos de Seriação e Tópicos em Escultura; ou disciplinas equivalentes. Por fim, os dados coletados foram analisados e refletidos com base no referencial teórico e na perspectiva curatorial de aluna e graduanda.
Abstract: The creative process can be an enigma for the art student, something to be explored, potentially linked to self-knowledge and the individual's Experiences. My eagerness to understand the nuances of this process led me to delve deeper into how the notion of Experience could connect with the creative process of undergraduate students in the Bachelor's Degree in Visual Arts in the Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) This research motivated me to pose three questions that guided this study; among them are: What is the relevance to studying Experience in the process of visual art creation in art education? In what ways are visual artist students connected to the notions of Experience in their creative processes? In contemporary times, are the artistic creation processes in art education open or porous to an Experiential process? Armed with these inquiries, I set out to investigate the relationship between the notions of Experience and the creative process in academic training. Regarding methodological procedures, I opted for a study with a post-positivist perspective, in which a theoretical study and data collection were carried out through semi-structured and qualitative interviews. For this purpose, interviews were conducted with three professors and twelve students from the Bachelor's Degree in Visual Arts, with three students from each of the four theoretical-practical subjects offered by the Institution: Experimental Photography and Video Workshop; Body-Centered Poetics; Art and Seriation Processes; and Topics in Sculpture; or equivalent subjects. Finally, the collected data were analyzed and reflected upon based on the theoretical framework and a curatorial perspective as a student and undergraduate.
Keywords: Experiência
Experience
Processo criativo
Creative process
Formação artística
Artistic training
Estudante do bacharelado em artes visuais
Student of the bachelor of visual arts.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: IAD – Instituto de Artes e Design
Access Type: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18642
Issue Date: 12-Mar-2025
Appears in Collections:Bacharelado em Artes Visuais - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons