https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18577| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| alisondasilvamarques.pdf | 231.31 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open  | 
| Type: | Trabalho de Conclusão de Curso | 
| Title: | A EJA tem cor? Um estudo sobre a identidade étnico-racial em pesquisas sobre a educação de jovens e adultos (2020 - 2023) | 
| Author: | Marques, Alison da Silva | 
| First Advisor: | Oliveira, Julvan Moreira de | 
| Referee Member: | Volpe, Geruza Cristina Meirelles | 
| Resumo: | O presente estudo visa mapear e analisar a presença da identidade negra na Educação de Jovens e Adultos, com o objetivo de refletir e expor as identidades dos sujeitos negros invisibilizados pertencentes a esta modalidade nos campos de pesquisa e produções acadêmicas. A metodologia utilizada foi a abordagem bibliográfica de caráter exploratório-descritivo, com recorte nas teses de doutorado e dissertações de mestrado defendidas em Programas de Pós-graduação em Educação entre os anos de 2020 e 2023, que analisaram a temática. Inicialmente se explorou as principais palavraschave comuns. Em seguida, visando aprofundar o referencial teórico, analisou-se as principais obras e/ou autores presentes em todas as teses e dissertações estudadas, quais sejam: Arroyo (2015), Freire (1996), Gomes (2012) e Di Pierro & Sérgio Haddad (2021). A pesquisa aponta a importância da temática étnico-racial na EJA, reconhecendo sua contribuição na discussão para o aumento da escolaridade entre jovens e adultos pertencentes à população negra. | 
| Abstract: | Este estudio tiene como objetivo mapear y analizar la presencia de la identidad negra en la Educación de Jóvenes y Adultos, con el objetivo de reflexionar y exponer las identidades de sujetos negros invisibilizados pertenecientes a esta modalidad en los campos de investigación y producción académica. La metodología utilizada fue un abordaje bibliográfico de carácter exploratoriodescriptivo, con foco en tesis de doctorado y disertaciones de maestría defendidas en Programas de Posgrado en Educación entre 2020 y 2023, que analizaron la temática. Inicialmente se exploraron las principales palabras clave comunes. Luego, con el objetivo de profundizar el marco teórico, se analizaron las principales obras y/o autores presentes en todas las tesis y disertaciones estudiadas, a saber: Arroyo (2015), Freire (1996), Gomes (2012) y Di Pierro & Sérgio Haddad (2021). La investigación destaca la importancia de la temática étnico-racial en la EJA, reconociendo su contribución a la discusión para el aumento de la escolarización de jóvenes y adultos pertenecientes a la población negra. | 
| Keywords: | Educação de jovens e adultos Sujeitos de direitos Identidade negra Educación de jóvenes y adultos sujetos de derecho Relaciones étnico-raciales  | 
| CNPq: | Educação | 
| Language: | por | 
| Country: | Brasil | 
| Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | 
| Institution Initials: | UFJF | 
| Department: | Faculdade de Educação | 
| Access Type: | Acesso Aberto | 
| Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | 
| URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18577 | 
| Issue Date: | 10-Apr-2025 | 
| Appears in Collections: | Pedagogia presencial - TCC Graduação | 
This item is licensed under a Creative Commons License
    
    
		
					