https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18567| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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| Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título : | A importância da formação continuada para inclusão de alunos com transtorno do espectro autista |
| Autor(es): | Paula, Bianka Moreira de |
| Orientador: | Santiago, Mylene Cristina |
| Miembros Examinadores: | Gomes, Patrícia Moraes |
| Resumo: | Neste ensaio, discutiremos a importância da formação continuada para a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A escolha desse tema surgiu a partir da minha experiência em um estágio, no qual atuei diretamente com um aluno autista e percebi como a falta de experiência dos professores pode impactar negativamente o desenvolvimento desses estudantes. O ensaio aborda aspectos essenciais do autismo, suas características e os impactos na aprendizagem, destacando a necessidade de políticas educacionais que assegurem a formação continuada dos docentes. Além disso, evidencia os desafios enfrentados na prática da inclusão escolar, como a falta de preparo dos professores, a escassez de recursos e as barreiras estruturais, buscando responder à seguinte questão: A formação continuada é essencial para incluir alunos com TEA nas práticas escolares cotidianas? O trabalho foi desenvolvido com base em autores e documentos que discutem a inclusão escolar e o autismo, com destaque para as seguintes referências: DSM-5: Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais; Plano Nacional de Educação (BRASIL, 2014); Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (BRASIL, 2015). Com isso, foi possível concluir que a formação continuada dos professores é fundamental para a inclusão efetiva de alunos com TEA no ambiente escolar. O ensaio revelou que a falta de preparo docente, aliada à escassez de recursos e às barreiras estruturais, pode prejudicar significativamente o desenvolvimento e a participação desses estudantes. Contudo, políticas educacionais focadas na capacitação contínua dos professores podem contribuir para práticas pedagógicas mais inclusivas, favorecendo a aprendizagem e o bem-estar dos alunos autistas. |
| Resumen : | - |
| Palabras clave : | TEA Formação continuada Inclusão |
| CNPq: | Educação |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
| Sigla de la Instituición: | UFJF |
| Departamento: | Faculdade de Educação |
| Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
| Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
| URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18567 |
| Fecha de publicación : | 28-feb-2025 |
| Aparece en las colecciones: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
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