https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18564| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| yasminpossanifernandes.pdf | 864.45 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Pedagogia hospitalar e alfabetização: materiais (in)formativos sobre o trabalho pedagógico com crianças com câncer |
| Autor(es): | Fernandes, Yasmin Possani |
| Primeiro Orientador: | Rocha, Juliano Guerra |
| Membro da banca: | Volpe, Geruza Cristina Meirelles |
| Membro da banca: | Dias, Ana Raquel Costa |
| Resumo: | A área educacional dedicada à preservação do direito à educação para crianças com câncer, que estão impossibilitadas de frequentar a escola devido à hospitalização, é chamada de Pedagogia Hospitalar. Muitas vezes, essas crianças são afastadas de ambientes de convívio devido às exigências do tratamento, que visa preservar sua saúde física já debilitada. Embora o cuidado com a saúde física seja fundamental, é igualmente importante estar atento aos aspectos emocionais, sociais e educacionais. Dessa forma, o processo de alfabetização é um dos maiores desafios para os pedagogos que atuam nos hospitais, pois requer um conjunto de estratégias e adaptações para que o ensino da leitura e da escrita aconteça de forma eficaz. Assim, a pesquisa buscou responder à seguinte questão: como ocorre o processo de alfabetização de crianças com câncer durante o período de internação hospitalar? O objetivo foi investigar como esse processo ocorre, realizando uma curadoria de materiais (in)formativos disponibilizados em diferentes formatos, com o intuito de disseminar conhecimentos sobre a temática a partir de fontes confiáveis. Para embasar a pesquisa, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, buscando subsídios teóricos e legais para a compreensão do tema investigado. Em seguida, foi feita uma curadoria de materiais (in)formativos sobre a Pedagogia Hospitalar e a alfabetização de crianças com câncer encontrados em uma busca na internet e selecionados após análise, para apoiar o trabalho de profissionais da área pedagógica ou de pessoas interessadas no tema. Os dados coletados foram organizados em quadros, contendo gênero, título, autoria e link de acesso. Como resultado, percebe-se a necessidade de mais produções em diversos gêneros para popularizar a temática e a importância de priorizar o debate sobre Pedagogia Hospitalar na formação inicial de professores/as. |
| Abstract: | - |
| Palavras-chave: | Alfabetização Crianças com câncer Materiais (in)formativos Pedagogia hospitalar |
| CNPq: | Educação |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
| Sigla da Instituição: | UFJF |
| Departamento: | Faculdade de Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18564 |
| Data do documento: | 20-Mar-2025 |
| Aparece nas coleções: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons
