https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18545| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| marcelamoraesribeiro.pdf | 641.34 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Currículo e contrarreformas: a educação de jovens e adultos frente ao novo ensino médio em Minas Gerais |
| Autor(es): | Ribeiro, Marcela Moraes |
| Primeiro Orientador: | Torres, Mariana Cassab |
| Membro da banca: | Oliveira, Rafaela Reis Azevedo de |
| Resumo: | A educação é, por natureza, um campo permeado por disputas ideológicas, refletindo tensões entre diferentes visões sobre o papel do ensino na sociedade. Com a ascensão de governos neoconservadores e neoliberais no Brasil, observa-se um ataque crescente à educação pública, especialmente no que diz respeito à Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma modalidade historicamente negligenciada e fragilizada pelo descaso público. As reformas educacionais em curso, inspiradas pelos preceitos neoliberais, têm contribuído para o desmantelamento da educação pública presencial de financiamento público e no contexto da escola, afetando especialmente essa modalidade, que carece de políticas públicas efetivas e contínuas. Com base em uma análise documental, este trabalho busca compreender os impactos do Novo Ensino Médio na Educação de Jovens e Adultos, explorando como a atual reforma e o contexto político influenciam a oferta dos currículos prescritos para a modalidade formulados pelo estado de Minas Gerais. |
| Abstract: | - |
| Palavras-chave: | Currículo Neoliberalismo Contrarreformas Novo ensino médio EJA |
| CNPq: | Educação |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
| Sigla da Instituição: | UFJF |
| Departamento: | Faculdade de Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18545 |
| Data do documento: | 13-Mar-2025 |
| Aparece nas coleções: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons
