Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18495
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
raphaelferreirabortolassi.pdf1.51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
raphaelferreirabortolassi - produtoeducacional.pdf10.36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Um estudo praxeológico sobre potenciação no ensino fundamental (anos finais) em uma plataforma digital
Autor(es): Bortolassi, Raphael Ferreira
Primeiro Orientador: Rodrigues, Chang Kuo
Membro da banca: Pimenta, Adelino Cândido
Membro da banca: Escher, Marco Antônio
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo utilizar uma a plataforma digital para avaliar sua eficácia, sob o ponto de vista praxeológico do conteúdo de potências para/com alunos(as) dos anos finais do Ensino Fundamental em uma escola pública, por meio de atividades disponibilizadas nesta plataforma. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e utiliza os pressupostos da Engenharia Didática como metodologia da pesquisa, seguindo as fases que a compõem. O Quadro Teórico está subsidiado na Teoria Antropológica do Didático e permitiu consolidar a análise das atividades realizadas pelos estudantes, a partir de uma sequência de postagens a respeito do conteúdo de potências por meio da plataforma digital. Após a obtenção e a análise dos dados, foi possível verificar os aspectos que contribuíram para a implementação dessa plataforma e, assim, validar a hipótese de que uma sequência de postagens a respeito do conteúdo de potências, por meio da plataforma digital, pode favorecer a interação entre os elementos do triângulo didático (o/a aluno/a, o/a professor/a e o saber). O Produto Educacional proposto para este estudo consiste na elaboração de um perfil denominado SABEM em uma rede social destinada a alunos do Ensino Fundamental anos finais.
Abstract: The aim of this research is to use a digital platform to evaluate its effectiveness from the praxeological point of view of the content of powers for students in the final years of elementary school in a public school, through activities made available on this platform. The research adopts a qualitative approach and uses the assumptions of Didactic Engineering as the research methodology, following the phases that make it up. The Theoretical Framework is based on the Anthropological Theory of the Didactic and made it possible to consolidate the analysis of the activities carried out by the students, based on a sequence of posts about the content of powers through the digital platform. After obtaining and analyzing the data, it was possible to verify the aspects that contributed to the implementation of this platform and thus validate the hypothesis that a sequence of posts about the content of powers, through the digital platform, can favor interaction between the elements of the didactic triangle (the student, the teacher and knowledge). The Educational Product proposed for this study consists of creating a profile called SABEM on a social network aimed at final-year elementary school students.
Palavras-chave: Educação matemática
Educação tecnológica
Engenharia didática
Teoria antropológica do didático
Modelo praxeológico
Mathematical education
Technological education
Didactic engineering
Anthropological theory of didactics
Praxeological model
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18495
Data do documento: 11-Nov-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons