https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18485| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| luccajeveauxoliveirabonatto.pdf | PDF/A | 1.15 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
| luccajeveauxoliveirabonatto-produtoeducacional.pdf | 1.89 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
| Clase: | Dissertação |
| Título : | A noção de escassez no ensino de educação financeira escolar |
| Autor(es): | Bonatto, Lucca Jeveaux Oliveira |
| Orientador: | Silva, Amarildo Melchiades da |
| Miembros Examinadores: | Chaves, Rodolfo |
| Miembros Examinadores: | Oliveira, Rosana de |
| Resumo: | Este trabalho tem por objetivo investigar a produção de um conjunto de tarefas sobre a noção de escassez, fundamentadas teoricamente, para o ensino da Educação Financeira no Ensino Médio. A pesquisa caracteriza-se como uma abordagem qualitativa de investigação e toma como pressuposto teórico o Modelo dos Campos Semânticos e uma concepção de Educação Financeira Escolar. A aplicação da pesquisa e do produto foi realizada a partir de uma pesquisa de campo em uma sala de aula do Instituto Federal do Espírito Santo, em que os participantes são estudantes do terceiro ano do Ensino Médio. O produto educacional resultante da pesquisa foi constituído por uma sequência didática para uso em sala de aula do ensino médio. |
| Resumen : | This research aims to investigate the production of a set of theoretically grounded tasks on the notion of scarcity for teaching Financial Education in High School. The research is characterized as a qualitative research approach and takes as its theoretical premise the Semantic Fields Model and a conception of School Financial Education. The application of the research and the product was carried out based on a field study in a classroom at the Instituto Federal do Espírito Santo, where the participants are third-year high school students. The educational product resulting from the research was constituted by a didactic sequence for use in high school classrooms. |
| Palabras clave : | Educação matemática Educação financeira escolar Noção de escassez Modelo dos campos semânticos Produção de significados Mathematics education School financial education Notion of scarcity Model of semantic fields Production of meanings |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
| Sigla de la Instituición: | UFJF |
| Departamento: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
| Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática |
| Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18485 |
| Fecha de publicación : | 27-sep-2024 |
| Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações) |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons

