https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18485
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
luccajeveauxoliveirabonatto.pdf | PDF/A | 1.15 MB | Adobe PDF | View/Open |
luccajeveauxoliveirabonatto-produtoeducacional.pdf | 1.89 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | A noção de escassez no ensino de educação financeira escolar |
Author: | Bonatto, Lucca Jeveaux Oliveira |
First Advisor: | Silva, Amarildo Melchiades da |
Referee Member: | Chaves, Rodolfo |
Referee Member: | Oliveira, Rosana de |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo investigar a produção de um conjunto de tarefas sobre a noção de escassez, fundamentadas teoricamente, para o ensino da Educação Financeira no Ensino Médio. A pesquisa caracteriza-se como uma abordagem qualitativa de investigação e toma como pressuposto teórico o Modelo dos Campos Semânticos e uma concepção de Educação Financeira Escolar. A aplicação da pesquisa e do produto foi realizada a partir de uma pesquisa de campo em uma sala de aula do Instituto Federal do Espírito Santo, em que os participantes são estudantes do terceiro ano do Ensino Médio. O produto educacional resultante da pesquisa foi constituído por uma sequência didática para uso em sala de aula do ensino médio. |
Abstract: | This research aims to investigate the production of a set of theoretically grounded tasks on the notion of scarcity for teaching Financial Education in High School. The research is characterized as a qualitative research approach and takes as its theoretical premise the Semantic Fields Model and a conception of School Financial Education. The application of the research and the product was carried out based on a field study in a classroom at the Instituto Federal do Espírito Santo, where the participants are third-year high school students. The educational product resulting from the research was constituted by a didactic sequence for use in high school classrooms. |
Keywords: | Educação matemática Educação financeira escolar Noção de escassez Modelo dos campos semânticos Produção de significados Mathematics education School financial education Notion of scarcity Model of semantic fields Production of meanings |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18485 |
Issue Date: | 27-Sep-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License