Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18485
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
luccajeveauxoliveirabonatto.pdfPDF/A1.15 MBAdobe PDFView/Open
luccajeveauxoliveirabonatto-produtoeducacional.pdf1.89 MBAdobe PDFView/Open
Type: Dissertação
Title: A noção de escassez no ensino de educação financeira escolar
Author: Bonatto, Lucca Jeveaux Oliveira
First Advisor: Silva, Amarildo Melchiades da
Referee Member: Chaves, Rodolfo
Referee Member: Oliveira, Rosana de
Resumo: Este trabalho tem por objetivo investigar a produção de um conjunto de tarefas sobre a noção de escassez, fundamentadas teoricamente, para o ensino da Educação Financeira no Ensino Médio. A pesquisa caracteriza-se como uma abordagem qualitativa de investigação e toma como pressuposto teórico o Modelo dos Campos Semânticos e uma concepção de Educação Financeira Escolar. A aplicação da pesquisa e do produto foi realizada a partir de uma pesquisa de campo em uma sala de aula do Instituto Federal do Espírito Santo, em que os participantes são estudantes do terceiro ano do Ensino Médio. O produto educacional resultante da pesquisa foi constituído por uma sequência didática para uso em sala de aula do ensino médio.
Abstract: This research aims to investigate the production of a set of theoretically grounded tasks on the notion of scarcity for teaching Financial Education in High School. The research is characterized as a qualitative research approach and takes as its theoretical premise the Semantic Fields Model and a conception of School Financial Education. The application of the research and the product was carried out based on a field study in a classroom at the Instituto Federal do Espírito Santo, where the participants are third-year high school students. The educational product resulting from the research was constituted by a didactic sequence for use in high school classrooms.
Keywords: Educação matemática
Educação financeira escolar
Noção de escassez
Modelo dos campos semânticos
Produção de significados
Mathematics education
School financial education
Notion of scarcity
Model of semantic fields
Production of meanings
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Program: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18485
Issue Date: 27-Sep-2024
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons