Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18484
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
laianecamoesdasilvavelloso.pdfPDF/A3.69 MBAdobe PDFView/Open
laianecamoesdasilvavelloso-produtoeducacional.pdf7.88 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Oliveira, Rosana de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Barbora, Andreia Carvalho Maciel-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1421271832898844pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Amarildo Melchiades da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4205648131746032pt_BR
dc.creatorVelloso, Laiane Camões da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1465930547422716pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-28T14:50:51Z-
dc.date.available2025-04-28-
dc.date.available2025-04-28T14:50:51Z-
dc.date.issued2024-09-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18484-
dc.description.abstractThis This dissertation aims to present a set of tasks aimed at investigating the meanings attributed by undergraduate students in Pedagogy regarding Algebra and Algebraic Thinking in the early years of Elementary School, as well as their interlocutions with Arithmetic and Arithmetic Thinking. Based on the Semantic Fields Model (LINS, 1994), which understands knowledge as a production of mathematical and non-mathematical meanings justified by the subject, the work explores the singularity of the knowledge construction process. The research includes a theoretical review on Algebra and Algebraic Thinking, a pilot project carried out with undergraduate students, a critical analysis of the national curriculum document and a preliminary evaluation, based on the MCS, of the applied tasks. The product presents a set of tasks that articulates different dimensions of Algebraic and Arithmetic Thinking, aiming to contribute to pedagogical practices in the early years of Elementary School.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo apresentar um conjunto de tarefas voltadas à investigação dos significados atribuídos por licenciandos em Pedagogia acerca de Álgebra e Pensamento Algébrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como suas interlocuções com a Aritmética e o Pensamento Aritmético. Fundamentando-se no Modelo dos Campos Semânticos (LINS, 1994), que compreende o conhecimento como uma produção de significados matemáticos e não matemáticos justificados pelo sujeito, o trabalho explora a singularidade do processo de construção do conhecimento. A pesquisa inclui uma revisão teórica sobre Álgebra e Pensamento Algébrico, um projeto piloto realizado com licenciandos, uma análise crítica ao documento curricular nacional e uma avaliação preliminar, baseada no MCS, das tarefas aplicadas. O produto que apresenta um conjunto de tarefas que articula diferentes dimensões do Pensamento Algébrico e Aritmético, visando contribuir para práticas pedagógicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectPensamento algébricopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectProdução de significadospt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectAlgebraic thinkingpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectMeaning productionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titlePensamento algébrico e aritmético: interlocuções nos anos iniciaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons