https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18484
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
laianecamoesdasilvavelloso.pdf | PDF/A | 3.69 MB | Adobe PDF | View/Open |
laianecamoesdasilvavelloso-produtoeducacional.pdf | 7.88 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Pensamento algébrico e aritmético: interlocuções nos anos iniciais |
Author: | Velloso, Laiane Camões da Silva |
First Advisor: | Oliveira, Rosana de |
Referee Member: | Barbora, Andreia Carvalho Maciel |
Referee Member: | Silva, Amarildo Melchiades da |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo apresentar um conjunto de tarefas voltadas à investigação dos significados atribuídos por licenciandos em Pedagogia acerca de Álgebra e Pensamento Algébrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como suas interlocuções com a Aritmética e o Pensamento Aritmético. Fundamentando-se no Modelo dos Campos Semânticos (LINS, 1994), que compreende o conhecimento como uma produção de significados matemáticos e não matemáticos justificados pelo sujeito, o trabalho explora a singularidade do processo de construção do conhecimento. A pesquisa inclui uma revisão teórica sobre Álgebra e Pensamento Algébrico, um projeto piloto realizado com licenciandos, uma análise crítica ao documento curricular nacional e uma avaliação preliminar, baseada no MCS, das tarefas aplicadas. O produto que apresenta um conjunto de tarefas que articula diferentes dimensões do Pensamento Algébrico e Aritmético, visando contribuir para práticas pedagógicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. |
Abstract: | This This dissertation aims to present a set of tasks aimed at investigating the meanings attributed by undergraduate students in Pedagogy regarding Algebra and Algebraic Thinking in the early years of Elementary School, as well as their interlocutions with Arithmetic and Arithmetic Thinking. Based on the Semantic Fields Model (LINS, 1994), which understands knowledge as a production of mathematical and non-mathematical meanings justified by the subject, the work explores the singularity of the knowledge construction process. The research includes a theoretical review on Algebra and Algebraic Thinking, a pilot project carried out with undergraduate students, a critical analysis of the national curriculum document and a preliminary evaluation, based on the MCS, of the applied tasks. The product presents a set of tasks that articulates different dimensions of Algebraic and Arithmetic Thinking, aiming to contribute to pedagogical practices in the early years of Elementary School. |
Keywords: | Educação matemática Pensamento algébrico Formação de professores Produção de significados Mathematics education Algebraic thinking Teacher training Meaning production |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática |
Access Type: | Acesso Aberto |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18484 |
Issue Date: | 27-Sep-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License