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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A abordagem da ESG na formação em Administração: uma análise da percepção dos discentes da UFJF-GV
Autor(es): Gonçalves, Matheus Menezes
Primeiro Orientador: Almeida, Renato Antônio de
Membro da banca: Paula Neto, Alcielis de
Membro da banca: Corrêa, Stela Cristina Hott
Resumo: Este estudo propõe analisar a percepção dos alunos do curso de Administração da Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus de Governador Valadares (UFJF-GV) em relação à abordagem conceitual e às práticas ESG (Environmental, Social and Governance). A pesquisa buscou compreender como o conhecimento sobre o tema é adquirido durante o percurso acadêmico, na formação oferecida, com destaque para as boas práticas e possíveis lacunas. Do ponto de vista teórico, é destacada a importância do ESG no contexto empresarial, sendo incorporado como um valor essencial, além da relevância que as Instituições de Ensino Superior (IES) exercem na formação de futuros administradores em relação a essa importante temática. A metodologia adotada é quantitativa, por meio de questionários como instrumento de pesquisa, com análise descritiva dos dados. Os resultados desta pesquisa visaram compreender as percepções dos alunos sobre as práticas ESG, bem como a relevância do percurso formativo em uma Universidade nesse processo, a partir dos canais de informação que moldam essa percepção, a fim de contribuir para a compreensão da formação de valores ESG pelos futuros profissionais em Administração. Os resultados indicam que os estudantes reconhecem a relevância do ESG na gestão organizacional e no mercado de trabalho, mas apontam limitações na abordagem curricular. Conclui-se que a integração mais efetiva das práticas ESG no ensino de Administração pode contribuir para a formação de profissionais mais preparados para desafios ambientais, sociais e de governança.
Abstract: This study aims to analyze the perception of students from the Business Administration program at the Federal University of Juiz de Fora - Governador Valadares Campus (UFJF-GV) regarding the conceptual approach and ESG (Environmental, Social, and Governance) practices. The research sought to understand how knowledge of the topic is acquired during the academic journey, within the offered curriculum, with a focus on best practices and potential gaps. From a theoretical perspective, the importance of ESG in the business context is highlighted, as it is incorporated as an essential value, along with the relevance that Higher Education Institutions (HEIs) have in shaping future managers on this important subject. The methodology used is quantitative, employing questionnaires as a research instrument, with descriptive data analysis. The results of this research aimed to understand students' perceptions of ESG practices, as well as the relevance of the academic path in a University in this process, based on the information channels that shape this perception, in order to contribute to the understanding of ESG value formation among future Business Administration professionals. The results indicate that students recognize the importance of ESG in organizational management and the labor market, but point out limitations in the curricular approach. It is concluded that a more effective integration of ESG practices in Business Administration education could contribute to the formation of professionals better prepared for environmental, social, and governance challenges.
Palavras-chave: ESG
Administração
Sustentabilidade
Instituições de Ensino Superior
Formação acadêmica
Business administration
Sustainability
Higher Education Institutions
Academic training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Sigla da Instituição: UFJF/GV
Departamento: ICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18481
Data do documento: 13-Mar-2025
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