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Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O comportamento do consumidor no feedback das compras online
Author: Silva, Gislaine Aparecida Dias
First Advisor: Oliveira, Solange Riveli de
Referee Member: Corrêa, Stela Cristina Hott
Referee Member: Paula Neto, Alcielis de
Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo o comportamento do consumidor no feedback das compras online, com o objetivo de investigar a influência do usuário e influenciador digital na escolha do consumidor. Com o surgimento da internet, surgiram as redes sociais como meio de comunicação, facilitando a interação entre consumidores e influenciadores digitais, aumentando o relacionamento dos clientes com as empresas e outros usuários. O método utilizado para a pesquisa foi de cunho quantitativo. Para as análises foram utilizados os construtos: Autoconexão, Boca-a-Boca, Conteúdo Gerado Pelo Usuário (UGC), Intenção de Compra, Confiança e o papel do digital influencer na sociedade. A coleta de dados foi realizada através de questionário online com questões fechadas. A pesquisa mostrou que tiveram mais pessoas que concordam do que discordam com os construtos apresentados em relação ao digital influencer e ao seu comportamento diante do feedback das compras online. Observou-se também que as redes sociais têm um papel importante na interação cliente por cliente através de compartilhamentos, comentários positivos ou não, e experiências sobre um determinado produto/serviço.
Abstract: This study aims to study consumer behavior in online shopping feedback, with the aim of investigating the influence of users and digital influencers on consumer choices. With the emergence of the Internet, social networks emerged as a means of communication, facilitating interaction between consumers and digital influencers, increasing customer relationships with companies and other users. The method used for the research was quantitative. The following constructs were used for the analyses: Self-connection, Word-ofMouth, User-Generated Content (UGC), Purchase Intention, Trust, and the role of digital influencers in society. Data collection was carried out through an online questionnaire with closed questions. The research showed that more people agreed than disagreed with the constructs presented in relation to digital influencers and their behavior in response to online shopping feedback. It was also observed that social networks play an important role in customer-to-customer interaction through sharing, positive or negative comments, and experiences about a given product/service.
Keywords: Internet
Redes sociais
Influenciador digital
Comportamento do consumidor
Social networks
Digital influencers
Consumer behavior
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Institution Initials: UFJF/GV
Department: ICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadas
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18393
Issue Date: 27-Feb-2025
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