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dc.contributor.advisor1Oliveira, Virgílio Cézar da Silva e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0934800941246776pt_BR
dc.contributor.referee1Kraemer, Carlos Frederico Bom-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3550616358998633pt_BR
dc.creatorOliveira, Emílio Mafalda-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0605282211929595pt_BR
dc.date.accessioned2025-02-21T12:48:48Z-
dc.date.available2025-02-20-
dc.date.available2025-02-21T12:48:48Z-
dc.date.issued2025-01-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18228-
dc.description.abstractObjective of the research: propose indicators, after evaluating their feasibility and relevance, capable of supporting decision-making within the scope of the Administrative Coordination of the Federal University of Juiz de Fora, GV campus. Theoretical framework: decisionmaking is an inherent process in organizations, and in the context of this study, its relationship with federal public universities, their types, and characteristics is discussed. It also addresses management indicators, presenting their classifications and desirable properties. Methodology: a qualitative, exploratory study was conducted. Data collection involved documentary research and personal interviews with managers from the Administrative Coordination. Evidence analysis was enabled through thematic analysis. Results: as a result of the research effort, six indicators were proposed: "management effectiveness," "contract renewal effectiveness," "contract payment effectiveness," "budget effectiveness," "remote work effectiveness," and "infrastructure provision effectiveness." Their feasibility was evaluated, as well as their relevance - through discussions with managers about the properties of utility, validity, reliability, and clarity. Originality/relevance: the research is original, as it focused on proposing managerial tools previously nonexistent in the Administrative Coordination of the Federal University of Juiz de Fora, Governador Valadares campus. Practical contributions (impact): if implemented, the indicators may promote evidence-based decision-making. These could be established over time, supporting planning and accountability for the highlighted body’s actions. The impacts are potential; however, the implementation process will make them real. Outcomes are directed at the organizational context. Nonetheless, management improvement in a public university generates social externalities - whether through cost-effectiveness or by increasing the effectiveness of its core activities.pt_BR
dc.description.resumoObjetivo da pesquisa: propor indicadores, após avaliação de sua viabilidade e pertinência, capazes de subsidiar a tomada de decisão no âmbito da Coordenação Administrativa da Universidade Federal de Juiz de Fora, campus GV. Enquadramento teórico: a tomada de decisão é um processo inerente às organizações e, no contexto deste estudo, discute-se sua relação com universidades públicas federais, os seus tipos e as suas características. Aborda-se, ainda, os indicadores gerenciais, apresentando suas classificações e suas propriedades desejáveis. Metodologia: foi realizado uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória. Na coleta das informações, foram empregadas a pesquisa documental e a entrevista pessoal com gestores da Coordenação Administrativa. A análise das evidências foi viabilizada pela análise temática. Resultados: como resultado do esforço de pesquisa foram propostos seis indicadores, a saber: “eficácia da gestão”, “eficácia das renovações contratuais”, “eficácia dos pagamentos contratuais”, “eficácia orçamentária”, “eficácia no teletrabalho”, e “eficácia na provisão de infraestrutura”. A viabilidade dos mesmos foi objeto de avaliação, assim como sua pertinência - por meio da reflexão com os gestores sobre as propriedades utilidade, validade, confiabilidade e clareza. Originalidade/relevância: a pesquisa é original, pois preocupou-se com a proposição de meios gerenciais inexistentes na Coordenação Administrativa da Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares. Contribuições práticas (impacto): se implementados, os indicadores poderão favorecer a tomada de decisão baseada em evidências. Essas poderão ser estabelecidas ao longo do tempo, favorecendo o planejamento e a prestação de contas das ações do órgão em destaque. Os impactos são potenciais. Contudo, o processo de implementação os converterá em reais. Os desdobramentos se voltam ao contexto organizacional. Todavia, a melhoria gerencial em uma universidade pública gera externalidades sociais – seja por meio da economicidade ou da ampliação da efetividade de suas atividades-fim.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.programMestrado profissional em Administração Pública (Andifes)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão públicapt_BR
dc.subjectIndicadores gerenciaispt_BR
dc.subjectTomada de decisãopt_BR
dc.subjectUniversidades públicaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleTomada de decisão na universidade: proposição de indicadores para a coordenação administrativa da Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus Governador Valadarespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Administração Pública (Dissertações)



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