Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18226
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
williansantonioalvesteixeiradamasceno.pdfPDF/A1.53 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Pereira, Luzimar Paulo-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Pissolato, Elizabeth de Paula-
dc.contributor.referee1Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Andriolli, Carmem Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorDamasceno, Willians Antônio Alves Teixeira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1138692223599851pt_BR
dc.date.accessioned2025-02-21T12:40:54Z-
dc.date.available2025-02-20-
dc.date.available2025-02-21T12:40:54Z-
dc.date.issued2024-12-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18226-
dc.description.abstractThe present work aims to analyze the conception of death in the Candomblé of the Ketu nation, within the funeral ritual called Àṣèṣé, through the literary contextualization of Altair Bento de Oliveira, known among his followers and family members of the religion as Bàbá Altair T'Ògún, deceased in 2012. In this analysis, the research seeks to clarify a cultural anthropology, so that the ethnographic use of mourning describes in detail the perceptions of similarity between the religious cosmology of the Yoruba and the self-taught studies by Bàbá Altair T'Ògún on the funeral rituals, presented in his last book, published independently, as a means of dialogue for the execution of the practice. Death, in Africa as in Brazil, is an important Òrìṣà within the pantheon of Yoruba Gods, called Ikú, whose purpose is given by its contribution to the cyclical equity of life. In this sense, through the literature of anthropologists who portrayed the funeral process, the interviews conducted with the remnants of his Àṣẹ (Evanir Silva, Osmar Silva and Esterlane Braga), as well as my experience as an adept and grandson within the cult of the Òrìṣà, it was possible to perceive the way the priest observed death, that within Candomblé becomes the ideal persona to prepare the rebirth of the individual among the elderly, since our deceased took the path to meet our ancestors in the community of the dead.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar a concepção de morte no candomblé de nação Ketu, dentro do ritual fúnebre denominado Àṣèṣé, através da contextualização literária de Altair Bento de Oliveira, conhecido entre os adeptos e pelos familiares da religião como Bàbá Altair T’Ògún, falecido em 2012. Nesta análise, a pesquisa busca elucidar uma antropologia cultural, de modo que o uso etnográfico sobre o luto descreva com detalhes as percepções de similaridade entre a cosmologia religiosa dos yorubas e os estudos autodidatas de Bàbá Altair T’Ògún sobre os rituais fúnebre, apresentados em seu último livro, publicado de forma independente como meio de diálogo para a execução da prática. A morte, tanto na África como no Brasil, é um importante Òrìṣà dentro do panteão de Deuses Yorubas, denominada Ikú, cujo propósito se dá pela sua contribuição na equidade cíclica da vida. Neste sentido, através da literatura de antropólogos que retratam o processo fúnebre, as entrevistas conduzidas com os remanescentes de seu Àṣẹ (Evanir Silva, Osmar Silva e Esterlane Braga), assim como a minha experiência como adepto e neto dentro do culto aos Òrìṣà, foi possível perceber a maneira que o sacerdote observava a morte, que dentro do candomblé se torna a persona ideal para preparar o renascimento do indivíduo entre os mais velhos, posto que nosso falecido tomou o caminho para encontrar com os nossos ancestrais na comunidade dos mortos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAntropologiapt_BR
dc.subjectRitos de passagempt_BR
dc.subjectCandomblépt_BR
dc.subjectBàbá altair t’ògúnpt_BR
dc.subjectÀṣèṣépt_BR
dc.subjectAnthropologypt_BR
dc.subjectRites of passagept_BR
dc.subjectCandomblépt_BR
dc.subjectBàbá altair t’ògúnpt_BR
dc.subjectÀṣèṣépt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titleDo Aiyè ao Orún: a interpretação de Altair Bento de Oliveira sobre a morte e a vida através do ritual do Àṣèṣé nos terreiros de candomblé de nação Ketupt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons