https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18226
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
williansantonioalvesteixeiradamasceno.pdf | PDF/A | 1.53 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Do Aiyè ao Orún: a interpretação de Altair Bento de Oliveira sobre a morte e a vida através do ritual do Àṣèṣé nos terreiros de candomblé de nação Ketu |
Autor(es): | Damasceno, Willians Antônio Alves Teixeira |
Primeiro Orientador: | Pereira, Luzimar Paulo |
Membro da banca: | Pissolato, Elizabeth de Paula |
Membro da banca: | Andriolli, Carmem Silva |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar a concepção de morte no candomblé de nação Ketu, dentro do ritual fúnebre denominado Àṣèṣé, através da contextualização literária de Altair Bento de Oliveira, conhecido entre os adeptos e pelos familiares da religião como Bàbá Altair T’Ògún, falecido em 2012. Nesta análise, a pesquisa busca elucidar uma antropologia cultural, de modo que o uso etnográfico sobre o luto descreva com detalhes as percepções de similaridade entre a cosmologia religiosa dos yorubas e os estudos autodidatas de Bàbá Altair T’Ògún sobre os rituais fúnebre, apresentados em seu último livro, publicado de forma independente como meio de diálogo para a execução da prática. A morte, tanto na África como no Brasil, é um importante Òrìṣà dentro do panteão de Deuses Yorubas, denominada Ikú, cujo propósito se dá pela sua contribuição na equidade cíclica da vida. Neste sentido, através da literatura de antropólogos que retratam o processo fúnebre, as entrevistas conduzidas com os remanescentes de seu Àṣẹ (Evanir Silva, Osmar Silva e Esterlane Braga), assim como a minha experiência como adepto e neto dentro do culto aos Òrìṣà, foi possível perceber a maneira que o sacerdote observava a morte, que dentro do candomblé se torna a persona ideal para preparar o renascimento do indivíduo entre os mais velhos, posto que nosso falecido tomou o caminho para encontrar com os nossos ancestrais na comunidade dos mortos. |
Abstract: | The present work aims to analyze the conception of death in the Candomblé of the Ketu nation, within the funeral ritual called Àṣèṣé, through the literary contextualization of Altair Bento de Oliveira, known among his followers and family members of the religion as Bàbá Altair T'Ògún, deceased in 2012. In this analysis, the research seeks to clarify a cultural anthropology, so that the ethnographic use of mourning describes in detail the perceptions of similarity between the religious cosmology of the Yoruba and the self-taught studies by Bàbá Altair T'Ògún on the funeral rituals, presented in his last book, published independently, as a means of dialogue for the execution of the practice. Death, in Africa as in Brazil, is an important Òrìṣà within the pantheon of Yoruba Gods, called Ikú, whose purpose is given by its contribution to the cyclical equity of life. In this sense, through the literature of anthropologists who portrayed the funeral process, the interviews conducted with the remnants of his Àṣẹ (Evanir Silva, Osmar Silva and Esterlane Braga), as well as my experience as an adept and grandson within the cult of the Òrìṣà, it was possible to perceive the way the priest observed death, that within Candomblé becomes the ideal persona to prepare the rebirth of the individual among the elderly, since our deceased took the path to meet our ancestors in the community of the dead. |
Palavras-chave: | Antropologia Ritos de passagem Candomblé Bàbá altair t’ògún Àṣèṣé Anthropology Rites of passage Candomblé Bàbá altair t’ògún Àṣèṣé |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICH – Instituto de Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18226 |
Data do documento: | 6-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ciências Sociais (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons