https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18218
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
marcosviniciusmaiafonseca.pdf | 11.97 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open | |
marcosviniciusmaiafonseca-produtoeducacional.pdf | 913.67 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Níveis de interatividade em recursos educacionais digitais na aprendizagem de estatística na educação básica |
Author: | Fonseca, Marcos Vinícius Maia |
First Advisor: | Scortegagna, Liamara |
Referee Member: | Gonçalves, Janae |
Referee Member: | Rodrigues, Chang Kuo |
Resumo: | Ao mesmo tempo em que o avanço tecnológico possibilita o acesso a cada vez mais pessoas, também se percebe o seu alcance para os diversos setores na sociedade, incluindo a educação. É notório a acrescência dos meios digitais no ambiente escolar, com o aumento das pesquisas acadêmico-científicas e com instituições mais equiparadas com instrumentos para tal. Com base nesse contexto, este texto apresenta-se como uma pesquisa de dissertação de mestrado que tem como escopo analisar os diferentes níveis (baixo e médio) de interatividade em recursos educacionais digitais e examinar o impacto educacional que eles oferecem na aprendizagem de média, moda e mediana, em Estatística, no 7.º ano do Ensino Fundamental II da Educação Básica, em uma escola estadual pública localizada na cidade de Montes Claros/MG. A proposta é de uma pesquisa classificada como qualitativa e aplicada, de caráter descritivo-exploratório e como trajeto metodológico: o Design Science Research e a Metodologia para o desenvolvimento de um Objeto de Aprendizagem, para o desenvolvimento do Recurso Educacional Digital (RED). Assim, foi desenvolvido o RED “Introdução à Estatística: Medidas de tendência central”, uma aplicação web que consiste em uma aula com o conteúdo do próprio título. Nos resultados, verificou-se a aprendizagem discente construída em sua forma inicial (letramento estatístico), constatado diante da boa receptividade e das respostas positivas recebidas nos Formulários online próprios, que configuraram ao Recurso Educacional Digital interatividade de classificação média. Como produto educacional, desenvolvemos uma sequência didática implementadas em tecnologias no formato de itens digitais interativos de baixa e média interatividade, que abordam o conteúdo de média, moda e mediana, em Estatística, bem como também apresentamos uma seleção de itens digitais de alta interatividade produzidos por outra instituição. |
Abstract: | At the same time that technological advances make access possible for more and more people, we also see their reach across different sectors in society, including education. The increase in digital media in the school environment is notable, with the increase in academic and scientific research and with institutions that are better equipped with the instruments for this purpose. Based on this context, this text is presented as a master's dissertation research that aims to analyze the different levels (low and medium) of interactivity in digital educational resources and examine the educational impact they offer in the learning of mean, mode and median, in Statistics, in the 7th. year of elementary school II of Basic Education, in a public school, located in the Montes Claros city (MG). The proposal is for a research classified as qualitative and applied, of a descriptive-exploratory nature and as a methodological path: Design Science Research (DSR) and the Methodology for developing a Learning Object, for the development of the Digital Educational Resource (DER). Thus, the DER “Introdução à Estatística: Medidas de tendência central” was developed, a web application that consists of a class with the content of the title itself. In the results, we verified the student learning constructed in its initial form (statistical literacy), verified in view of the good receptivity and positive responses received in the own online forms, which configured the DER with average classification interactivity. As an educational product, we developed a didactic sequence implemented in technologies in the format of interactive digital items of low and medium interactivity, which address the content of mean, mode and median, in Statistics, as well as we also present a selection of highly interactive digital items produced by other institution. |
Keywords: | Interatividade Itens digitais MOA Educação matemática Educação estatística Tecnologia na educação Interactivity Digital items Mathematical education Statistical education Technology in education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18218 |
Issue Date: | 20-Dec-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License