Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18214
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
helenapereiradasilva.pdf1.28 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
helenapereiradasilva-produtoeducacional.pdf5.42 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Chang Kuo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1862842899466487pt_BR
dc.contributor.referee1Freitas, Adriano Vargas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3969587952386949pt_BR
dc.contributor.referee2Coelho, Flávio de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6313575178526933pt_BR
dc.creatorSilva, Helena Pereira da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2025-02-19T11:33:05Z-
dc.date.available2025-02-18-
dc.date.available2025-02-19T11:33:05Z-
dc.date.issued2024-06-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18214-
dc.description.abstractThis research aims to investigate the development of Statistical Literacy in a class of five students from Project Carioca II through a sequence of activities that address the reading of COVID-19-related graphs presented by the media. The research adopts a qualitative approach and uses the assumptions of Didactic Engineering as the research methodology and methodological device in the classroom. The theoretical framework guiding this research is Statistical Literacy, and the hypothesis to be validated is whether a sequence of activities supported by Didactic Engineering, addressing language, statistical approaches, and decision-making, can lead students to develop and exercise aspects that comprise Statistical Literacy. After obtaining and analyzing the data, aspects contributing to the exercise of this literacy could be identified, as well as validating the presented hypothesis. The Educational Product proposed for this study consists of the elaboration of a Comic Book intended for students and teachers. The Comic Book objective is to present facts and graphs disseminated during the COVID-19 pandemic, with a focus on the relevance of Statistics amid a scenario of chaos and uncertainties, and it will also offer moments of activities and interaction with the reader.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo investigar o desenvolvimento da Literacia Estatística em uma turma de cinco alunos do Projeto Carioca II por meio de uma sequência de atividades que aborda a leitura de gráficos relacionados à COVID-19 apresentados pela mídia. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e utiliza os pressupostos da Engenharia Didática como metodologia da pesquisa e dispositivo metodológico em sala de aula. O quadro teórico que norteia esta pesquisa é a Literacia Estatística e a hipótese a ser validada é se uma sequência de atividades apoiada na Engenharia Didática, abordando linguagem, abordagens estatísticas e tomada de decisão, pode levar os alunos a desenvolver e exercer aspectos que compõem a Literacia Estatística. Após a obtenção e análise dos dados, puderam-se verificar os aspectos que contribuíram para o exercício deste letramento, assim como validar a hipótese apresentada. O Produto Educacional proposto para este estudo consiste na elaboração de uma História em Quadrinhos (HQ) destinada a alunos e professores. A HQ terá como objetivo apresentar fatos e gráficos divulgados durante a pandemia da COVID-19, com foco na relevância da Estatística em meio ao cenário de caos e incertezas e também oferecerá momentos de atividades e interação com o leitor.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEducação estatísticapt_BR
dc.subjectEngenharia didáticapt_BR
dc.subjectGráficos midiáticospt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectMédia móvelpt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectStatistical educationpt_BR
dc.subjectDidactic engineeringpt_BR
dc.subjectMedia graphicspt_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.subjectMoving averagept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleLiteracia estatística e dados midiáticos: um estudo com estudantes do ensino fundamental durante a pandemia da COVID-19pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons