https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18214
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
helenapereiradasilva.pdf | 1.28 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open | |
helenapereiradasilva-produtoeducacional.pdf | 5.42 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Rodrigues, Chang Kuo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1862842899466487 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Freitas, Adriano Vargas | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3969587952386949 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Coelho, Flávio de Souza | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6313575178526933 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Helena Pereira da | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-19T11:33:05Z | - |
dc.date.available | 2025-02-18 | - |
dc.date.available | 2025-02-19T11:33:05Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-07 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18214 | - |
dc.description.abstract | This research aims to investigate the development of Statistical Literacy in a class of five students from Project Carioca II through a sequence of activities that address the reading of COVID-19-related graphs presented by the media. The research adopts a qualitative approach and uses the assumptions of Didactic Engineering as the research methodology and methodological device in the classroom. The theoretical framework guiding this research is Statistical Literacy, and the hypothesis to be validated is whether a sequence of activities supported by Didactic Engineering, addressing language, statistical approaches, and decision-making, can lead students to develop and exercise aspects that comprise Statistical Literacy. After obtaining and analyzing the data, aspects contributing to the exercise of this literacy could be identified, as well as validating the presented hypothesis. The Educational Product proposed for this study consists of the elaboration of a Comic Book intended for students and teachers. The Comic Book objective is to present facts and graphs disseminated during the COVID-19 pandemic, with a focus on the relevance of Statistics amid a scenario of chaos and uncertainties, and it will also offer moments of activities and interaction with the reader. | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como objetivo investigar o desenvolvimento da Literacia Estatística em uma turma de cinco alunos do Projeto Carioca II por meio de uma sequência de atividades que aborda a leitura de gráficos relacionados à COVID-19 apresentados pela mídia. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e utiliza os pressupostos da Engenharia Didática como metodologia da pesquisa e dispositivo metodológico em sala de aula. O quadro teórico que norteia esta pesquisa é a Literacia Estatística e a hipótese a ser validada é se uma sequência de atividades apoiada na Engenharia Didática, abordando linguagem, abordagens estatísticas e tomada de decisão, pode levar os alunos a desenvolver e exercer aspectos que compõem a Literacia Estatística. Após a obtenção e análise dos dados, puderam-se verificar os aspectos que contribuíram para o exercício deste letramento, assim como validar a hipótese apresentada. O Produto Educacional proposto para este estudo consiste na elaboração de uma História em Quadrinhos (HQ) destinada a alunos e professores. A HQ terá como objetivo apresentar fatos e gráficos divulgados durante a pandemia da COVID-19, com foco na relevância da Estatística em meio ao cenário de caos e incertezas e também oferecerá momentos de atividades e interação com o leitor. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICE – Instituto de Ciências Exatas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação estatística | pt_BR |
dc.subject | Engenharia didática | pt_BR |
dc.subject | Gráficos midiáticos | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Média móvel | pt_BR |
dc.subject | Mathematics education | pt_BR |
dc.subject | Statistical education | pt_BR |
dc.subject | Didactic engineering | pt_BR |
dc.subject | Media graphics | pt_BR |
dc.subject | Pandemic | pt_BR |
dc.subject | Moving average | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.title | Literacia estatística e dados midiáticos: um estudo com estudantes do ensino fundamental durante a pandemia da COVID-19 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License