Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18214
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
helenapereiradasilva.pdf1.28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
helenapereiradasilva-produtoeducacional.pdf5.42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Literacia estatística e dados midiáticos: um estudo com estudantes do ensino fundamental durante a pandemia da COVID-19
Autor(es): Silva, Helena Pereira da
Primeiro Orientador: Rodrigues, Chang Kuo
Membro da banca: Freitas, Adriano Vargas
Membro da banca: Coelho, Flávio de Souza
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar o desenvolvimento da Literacia Estatística em uma turma de cinco alunos do Projeto Carioca II por meio de uma sequência de atividades que aborda a leitura de gráficos relacionados à COVID-19 apresentados pela mídia. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e utiliza os pressupostos da Engenharia Didática como metodologia da pesquisa e dispositivo metodológico em sala de aula. O quadro teórico que norteia esta pesquisa é a Literacia Estatística e a hipótese a ser validada é se uma sequência de atividades apoiada na Engenharia Didática, abordando linguagem, abordagens estatísticas e tomada de decisão, pode levar os alunos a desenvolver e exercer aspectos que compõem a Literacia Estatística. Após a obtenção e análise dos dados, puderam-se verificar os aspectos que contribuíram para o exercício deste letramento, assim como validar a hipótese apresentada. O Produto Educacional proposto para este estudo consiste na elaboração de uma História em Quadrinhos (HQ) destinada a alunos e professores. A HQ terá como objetivo apresentar fatos e gráficos divulgados durante a pandemia da COVID-19, com foco na relevância da Estatística em meio ao cenário de caos e incertezas e também oferecerá momentos de atividades e interação com o leitor.
Abstract: This research aims to investigate the development of Statistical Literacy in a class of five students from Project Carioca II through a sequence of activities that address the reading of COVID-19-related graphs presented by the media. The research adopts a qualitative approach and uses the assumptions of Didactic Engineering as the research methodology and methodological device in the classroom. The theoretical framework guiding this research is Statistical Literacy, and the hypothesis to be validated is whether a sequence of activities supported by Didactic Engineering, addressing language, statistical approaches, and decision-making, can lead students to develop and exercise aspects that comprise Statistical Literacy. After obtaining and analyzing the data, aspects contributing to the exercise of this literacy could be identified, as well as validating the presented hypothesis. The Educational Product proposed for this study consists of the elaboration of a Comic Book intended for students and teachers. The Comic Book objective is to present facts and graphs disseminated during the COVID-19 pandemic, with a focus on the relevance of Statistics amid a scenario of chaos and uncertainties, and it will also offer moments of activities and interaction with the reader.
Palavras-chave: Educação matemática
Educação estatística
Engenharia didática
Gráficos midiáticos
Pandemia
Média móvel
Mathematics education
Statistical education
Didactic engineering
Media graphics
Pandemic
Moving average
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18214
Data do documento: 7-Jun-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons