Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18213
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
victorhugosoarespereira.pdf2.8 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Aguiar, Eduardo Pestana de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9530065975903052pt_BR
dc.contributor.referee1Nóbrega, Rafael Antunes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9217577296048418pt_BR
dc.contributor.referee2Amaral, Jorge Luís Machado do-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1000528740958810pt_BR
dc.creatorPereira, Victor Hugo Soares-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7307209402464499pt_BR
dc.date.accessioned2025-02-19T11:30:48Z-
dc.date.available2025-02-18-
dc.date.available2025-02-19T11:30:48Z-
dc.date.issued2024-12-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18213-
dc.description.abstractLength of Stay (LOS) is one of the key process indicators of operational efficiency in the scrap metal inbound process of a steel plant. Accurate prediction of LOS not only allows for more efficient resource management but also minimizes bottlenecks, resulting in a more agile and cost-effective operation. In this context, various machine learning models address time series forecasting. This study aims to reshape a transactional database of the scrap metal inbound process, with data from January to September 2021, into a time series of the LOS indicator and apply machine learning algorithms, both classical and fuzzy logic-based, to forecast it. Grid search methods were used to find the best hyperparameters for the models, and their generalizations were evaluated through cross-validation. The models’ performance was evaluated based on metrics such as Mean Average Error (MAE) and Root Mean Average Error (RMSE), and the results showed that the fuzzy logicbased NTSK-wRLS model demonstrated the highest accuracy, standing out for its ability to adapt to the dynamics of the LOS series and effectively capturing the seasonal and operational variations of the process. Finally, this work also contributes to the practical application of machine learning in industrial environments, highlighting its potential to enhance data-driven decision-making processes.pt_BR
dc.description.resumoO Tempo de Permanência de Veículos (TPV) é um dos principais indicadores de eficiência operacional do processo de recebimento de sucata metálica de uma usina siderúrgica. Uma previsão precisa do TPV permite não apenas uma gestão mais eficiente de recursos, mas também a minimização de gargalos, o que resulta em uma operação mais ágil e econômica. Nesse sentido, diversos são os modelos de aprendizado de máquina que tratam da previsão de séries temporais. Este estudo tem o objetivo de remodelar uma base de dados transacional do processo de recebimento de caminhões de descarga de sucata metálica, com dados de Janeiro a Setembro de 2021, em uma série temporal do indicador de TPV e aplicar algoritmos de aprendizado de máquina, tanto clássicos quanto baseados em lógica fuzzy, para prevê-la. Foram aplicados métodos de grid search para busca dos melhores hiperparâmetros para os modelos, além de avaliar suas generalizações através de validação-cruzada. O desempenho dos modelos foi avaliado com base em métricas como Mean Average Error (MAE) e Root Mean Average Error (RMSE), e os resultados mostraram que o modelo NTSK-wRLS, baseado em lógica fuzzy, apresentou a maior precisão, destacando-se por sua capacidade de adaptação às dinâmicas do TPV e capturando, de forma eficaz, as variações sazonais e operacionais do processo. Por fim, este trabalho também contribui para a aplicação prática do aprendizado de máquina em ambientes industriais, evidenciando seu potencial para aprimorar processos de tomada de decisão.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Modelagem Computacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizado de máquinapt_BR
dc.subjectLogísticapt_BR
dc.subjectUsina siderúrgicapt_BR
dc.subjectPrevisão de séries temporaispt_BR
dc.subjectMachine learningpt_BR
dc.subjectLogisticspt_BR
dc.subjectSteel plantpt_BR
dc.subjectTime series forecastingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleAplicação de algoritmos de aprendizado de máquina na previsão do indicador de tempo de permanência de veículos em uma usina siderúrgicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Modelagem Computacional (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons