https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18204
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
leticiafreitasfernandes.pdf | 1.47 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
leticiafreitasfernandes-produtoeducacional.pdf | 793.42 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Pensamento proporcional nos anos iniciais do ensino fundamental |
Autor(es): | Fernandes, Letícia Freitas |
Primeiro Orientador: | Silva, Amarildo Melchiades da |
Membro da banca: | Zocolot, Alexandre Kruger |
Membro da banca: | Oliveira, Rosana de |
Resumo: | Esta pesquisa objetiva investigar a introdução do Pensamento Proporcional para alunos dos anos iniciais como parte da sua formação matemática e analisar a produção de um conjunto de tarefas, referenciadas teoricamente, para o ensino de temas sobre proporcionalidade como parte do projeto de educá-los matematicamente. O estudo caracteriza-se como uma abordagem qualitativa de investigação, utilizando a pesquisa bibliográfica na busca pelo desenvolvimento do produto educacional. O referencial teórico adotado no estudo e na produção das tarefas foi o Modelo dos Campos Semânticos e aspectos da Teoria Histórico-Cultural. Como um dos resultados da pesquisa, foi produzido um produto educacional caracterizado por uma sequência didática para aplicação nas salas de aula do Ensino Fundamental I. |
Abstract: | The purpose of this research was to introduce Proportional Thinking to students in the early years as part of their mathematical training and aimed to investigate the production of a set of tasks, theoretically referenced, for teaching themes about proportionality as part of the project educate them mathematically. The study is characterized as a qualitative research approach using bibliographical research in the search for the development of the educational product. The theoretical framework adopted in the study and production of the tasks was the Semantic Fields Model and aspects of Historical-Cultural Theory. As one of the results of the research, an educational product was produced characterized by a didactic sequence for application in Elementary School I classrooms. |
Palavras-chave: | Educação matemática Modelo dos campos semânticos Ensino e aprendizagem Pensamento proporcional Ensino fundamental I Mathematics education Semantic fields mode Teaching and learning Proportional thinking Elementary education I |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18204 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons