Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18204
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
leticiafreitasfernandes.pdf1.47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
leticiafreitasfernandes-produtoeducacional.pdf793.42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Pensamento proporcional nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Fernandes, Letícia Freitas
Primeiro Orientador: Silva, Amarildo Melchiades da
Membro da banca: Zocolot, Alexandre Kruger
Membro da banca: Oliveira, Rosana de
Resumo: Esta pesquisa objetiva investigar a introdução do Pensamento Proporcional para alunos dos anos iniciais como parte da sua formação matemática e analisar a produção de um conjunto de tarefas, referenciadas teoricamente, para o ensino de temas sobre proporcionalidade como parte do projeto de educá-los matematicamente. O estudo caracteriza-se como uma abordagem qualitativa de investigação, utilizando a pesquisa bibliográfica na busca pelo desenvolvimento do produto educacional. O referencial teórico adotado no estudo e na produção das tarefas foi o Modelo dos Campos Semânticos e aspectos da Teoria Histórico-Cultural. Como um dos resultados da pesquisa, foi produzido um produto educacional caracterizado por uma sequência didática para aplicação nas salas de aula do Ensino Fundamental I.
Abstract: The purpose of this research was to introduce Proportional Thinking to students in the early years as part of their mathematical training and aimed to investigate the production of a set of tasks, theoretically referenced, for teaching themes about proportionality as part of the project educate them mathematically. The study is characterized as a qualitative research approach using bibliographical research in the search for the development of the educational product. The theoretical framework adopted in the study and production of the tasks was the Semantic Fields Model and aspects of Historical-Cultural Theory. As one of the results of the research, an educational product was produced characterized by a didactic sequence for application in Elementary School I classrooms.
Palavras-chave: Educação matemática
Modelo dos campos semânticos
Ensino e aprendizagem
Pensamento proporcional
Ensino fundamental I
Mathematics education
Semantic fields mode
Teaching and learning
Proportional thinking
Elementary education I
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18204
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons