Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18204
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
leticiafreitasfernandes.pdf1.47 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
leticiafreitasfernandes-produtoeducacional.pdf793.42 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Pensamento proporcional nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Fernandes, Letícia Freitas
Orientador: Silva, Amarildo Melchiades da
Miembros Examinadores: Zocolot, Alexandre Kruger
Miembros Examinadores: Oliveira, Rosana de
Resumo: Esta pesquisa objetiva investigar a introdução do Pensamento Proporcional para alunos dos anos iniciais como parte da sua formação matemática e analisar a produção de um conjunto de tarefas, referenciadas teoricamente, para o ensino de temas sobre proporcionalidade como parte do projeto de educá-los matematicamente. O estudo caracteriza-se como uma abordagem qualitativa de investigação, utilizando a pesquisa bibliográfica na busca pelo desenvolvimento do produto educacional. O referencial teórico adotado no estudo e na produção das tarefas foi o Modelo dos Campos Semânticos e aspectos da Teoria Histórico-Cultural. Como um dos resultados da pesquisa, foi produzido um produto educacional caracterizado por uma sequência didática para aplicação nas salas de aula do Ensino Fundamental I.
Resumen : The purpose of this research was to introduce Proportional Thinking to students in the early years as part of their mathematical training and aimed to investigate the production of a set of tasks, theoretically referenced, for teaching themes about proportionality as part of the project educate them mathematically. The study is characterized as a qualitative research approach using bibliographical research in the search for the development of the educational product. The theoretical framework adopted in the study and production of the tasks was the Semantic Fields Model and aspects of Historical-Cultural Theory. As one of the results of the research, an educational product was produced characterized by a didactic sequence for application in Elementary School I classrooms.
Palabras clave : Educação matemática
Modelo dos campos semânticos
Ensino e aprendizagem
Pensamento proporcional
Ensino fundamental I
Mathematics education
Semantic fields mode
Teaching and learning
Proportional thinking
Elementary education I
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18204
Fecha de publicación : 2024
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons