https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18177
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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jaquelinepereiradeandrade.pdf | PDF/A | 2.04 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Inclusão escolar e a atuação dos núcleos de apoio da Secretaria Municipal de Educação de uma cidade da Zona da Mata Mineira |
Autor(es): | Andrade, Jaqueline Pereira de |
Primeiro Orientador: | Antunes, Katiuscia Cristina Vargas |
Membro da banca: | Santiago, Mylene Cristina |
Membro da banca: | Mascaro, Cristina Angélica Aquino de Carvalho |
Resumo: | A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso estudado discute a temática da educação inclusiva procurando analisar as políticas públicas educacionais implementadas no município de Ubá voltadas para o atendimento dos alunos público da Educação Especial. Para tal fez-se necessário entender o contexto do processo de trabalho dos dois órgãos responsáveis pelo apoio à inclusão escolar no município: o Núcleo de Apoio Psicossocial Educacional (NUPSE) e o Centro de Atendimento Educacional Especializado “Professora Maria Aparecida Condé” (CAEE). Esse caso se propôs a responder à pergunta: como o NUPSE pode trabalhar de forma sinérgica com o CAEE para atender às demandas específicas da Educação Especial nas escolas municipais de Ubá, estado de Minas Gerais? O objetivo geral deste estudo foi analisar o processo de trabalho do NUPSE e do CAEE para compreender como se dá a integração desses dois espaços a favor da inclusão. Os objetivos específicos foram: i) descrever a atuação do NUPSE e do CAEE e as políticas de inclusão partindo do contexto geral (macro) para o contexto particular (micro); ii) analisar o Atendimento Educacional Especializado (AEE) ofertado pela Secretaria Municipal de Educação de Ubá por meio da atuação do NUPSE e do CAEE, e apresentar conceitos fundamentais sobre inclusão e intersetorialidade, baseandose nas obras de autores que se dedicam a pesquisar sobre o assunto; iii) propor um plano de intervenção através da produção de um trabalho que visa contribuir para a atuação colaborativa entre NUPSE e CAEE na oferta do AEE no município. O referencial teórico deste estudo abarcou as análises de pesquisadores que abordam conceitos de intersetorialidade e intrasetorialidade, cultura inclusiva, formação profissional e abordagem colaborativa. Entre esses autores, destacam-se Luciano Antônio Prates Junqueira, Enicéia Gonçalves Mendes, Márcia Denise Pletsch, Rosana Glat, Vera Lúcia Messias Fialho Capellini, Tony Booth e Mel Ainscow, cujos argumentos são fundamentados na visão colaborativa. Como principais conclusões deste estudo, os resultados da pesquisa evidenciaram a ausência de articulação entre os setores responsáveis pela oferta do AEE no município. Essa falta de integração compromete o compartilhamento eficaz de informações sobre os alunos atendidos, resultando em uma prestação de serviço fragmentada. Para superar esse desafio e fortalecer a intrasetorialidade na oferta do atendimento, as ações propostas no Plano de Ação Educacional (PAE) visaram propor a implementação de um serviço que considere a integralidade do aluno, integrando propostas alinhadas à articulação intrasetoriais. |
Abstract: | This dissertation was developed within the scope of the Professional Master's Program in Education Management and Evaluation (PPGP) at the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The case study discusses the theme of inclusive education, seeking to analyze the public educational policies implemented in the municipality of Ubá aimed at serving students in Special Education. To this end, it was necessary to understand the context of the work processes of the two bodies responsible for supporting school inclusion in the municipality: the Psychosocial and Educational Support Center (NUPSE) and the Specialized Educational Assistance Center "Professor Maria Aparecida Condé" (CAEE). This study aimed to address the question: how can NUPSE work synergistically with CAEE to meet the specific demands of Special Education in municipal schools of Ubá, Minas Gerais? The general objective of this study was to analyze the work process of NUPSE and CAEE to understand how the integration of these two entities fosters inclusion. The specific objectives were: i) to describe the role of NUPSE and CAEE, as well as inclusion policies, from a general (macro) context to a specific (micro) context; ii) to analyze the Specialized Educational Assistance (SEA) provided by the Municipal Department of Education of Ubá through the actions of NUPSE and CAEE, and to present fundamental concepts on inclusion and intersectorality, based on the works of authors dedicated to researching this subject; iii) to propose an intervention plan through the production of a work aimed at contributing to collaborative efforts between NUPSE and CAEE in the provision of SEA in the municipality. The theoretical framework of this study encompassed analyses by researchers who address concepts of intersectorality and intrasectorality, inclusive culture, professional development, and a collaborative approach. Among these authors, prominent figures include Luciano Antônio Prates Junqueira, Enicéia Gonçalves Mendes, Márcia Denise Pletsch, Rosana Glat, Vera Lúcia Messias Fialho Capellini, Tony Booth, and Mel Ainscow, whose arguments are grounded in a collaborative perspective. As the main conclusions of this study, the research results highlighted the lack of coordination among the sectors responsible for providing Specialized Educational Assistance (SEA) in the municipality. This lack of integration undermines the effective sharing of information about the students served, resulting in a fragmented service delivery. To overcome this challenge and strengthen intrasectorality in the provision of support, the actions proposed in the Educational Action Plan (EAP) aimed to implement a service that considers the student’s wholeness, integrating proposals aligned with intrasectoral collaboration. |
Palavras-chave: | Inclusão em educação Atendimento educacional especializado Intersetorialidade Intrasetorialidade Inclusion in education Specialized educational services Intersectorality Intrasectorality |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18177 |
Data do documento: | 17-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
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