Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18164
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
joaopaulocostavasconcelos.pdf2.74 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Melo, Wilson de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7164776216502084pt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves, Bruno-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee2Loeck, Jaqueline Fischer-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6321379375301596pt_BR
dc.creatorVasconcelos, João Paulo Costa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4217924686850574pt_BR
dc.date.accessioned2025-02-07T13:24:01Z-
dc.date.available2025-02-06-
dc.date.available2025-02-07T13:24:01Z-
dc.date.issued2024-10-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18164-
dc.description.abstractThis study aims to demonstrate to Basic Education teachers how Large-Scale Assessments can serve as a powerful tool for improving the teaching-learning process in the classroom. To this end, we discuss the concept of Large-Scale Assessments, their main components—such as Reference Matrices and their educational objectives (Bloom’s Taxonomy)—and illustrate how Bloom’s Taxonomy can be employed to design activities with clear objectives that support the teaching process. Following this characterization, we analyzed the results of the 2019 edition of the ENEM, identifying that among the skills assessed in PHYSICS, the skill “H23 – Evaluate possibilities for the generation, use, or transformation of energy in specific environments, considering ethical, environmental, social, and/or economic implications” had the lowest percentage of correct responses. Based on this analysis, we developed our Educational Product guided by the Revised Bloom’s Taxonomy. The product focused on the Phet Colorado simulator and presented the energy transformation process in a playful manner. During its implementation, the product was well received by HIGH SCHOOL students (10th, 11th, and 12th grades), who successfully achieved the proposed educational objective.pt_BR
dc.description.resumoO nosso trabalho tem como objetivo principal apresentar ao professor da Educação Básica como as Avaliações em Larga Escala podem ser uma ferramenta poderosa na melhoria do processo de ensino aprendizagem na sala de aula. Para isso, dissertamos sobre a concepção de uma Avaliação em Larga Escala, seus elementos principais, por exemplo, as Matrizes de Referência e seus objetivos educacionais (Taxonomia de Bloom), além de mostrar como é possível usar a Taxonomia de Bloom para elaborar atividades com objetivos claros e que ajude no processo de ensino. Após essa caracterização, fizemos um estudo dos resultados da edição de 2019 do ENEM onde identificamos, entre as habilidades avaliadas em FÍSICA, que a habilidade “H23 - Avaliar possibilidades de geração, uso ou transformação de energia em ambientes específicos, considerando implicações éticas, ambientais, sociais e/ou econômicas” apresentou o menor percentual de acerto. A partir dessa análise, montamos nosso Produto Educacional à luz da Taxonomia de Bloom Revisada. O nosso produto teve como foco o simulador Phet Colorado e apresentou de forma lúdica o processo de transformação de energia. Durante a aplicação, o produto foi bem aceito entre os alunos do ENSINO MÉDIO (1ª, 2ª e 3ª séries) os quais conseguiram alcançar o objetivo educacional proposto.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (ProFis)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectAvaliação em larga escalapt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectTaxonomia de bloompt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.subjectLarge-scale assessmentpt_BR
dc.subjectPhysics Teachingpt_BR
dc.subjectClassroompt_BR
dc.subjectBloom's taxonomypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleAvaliação em larga escala: um novo olhar para o ensino de físicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons