https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18164
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
joaopaulocostavasconcelos.pdf | 2.74 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Avaliação em larga escala: um novo olhar para o ensino de física |
Author: | Vasconcelos, João Paulo Costa |
First Advisor: | Melo, Wilson de Souza |
Referee Member: | Gonçalves, Bruno |
Referee Member: | Loeck, Jaqueline Fischer |
Resumo: | O nosso trabalho tem como objetivo principal apresentar ao professor da Educação Básica como as Avaliações em Larga Escala podem ser uma ferramenta poderosa na melhoria do processo de ensino aprendizagem na sala de aula. Para isso, dissertamos sobre a concepção de uma Avaliação em Larga Escala, seus elementos principais, por exemplo, as Matrizes de Referência e seus objetivos educacionais (Taxonomia de Bloom), além de mostrar como é possível usar a Taxonomia de Bloom para elaborar atividades com objetivos claros e que ajude no processo de ensino. Após essa caracterização, fizemos um estudo dos resultados da edição de 2019 do ENEM onde identificamos, entre as habilidades avaliadas em FÍSICA, que a habilidade “H23 - Avaliar possibilidades de geração, uso ou transformação de energia em ambientes específicos, considerando implicações éticas, ambientais, sociais e/ou econômicas” apresentou o menor percentual de acerto. A partir dessa análise, montamos nosso Produto Educacional à luz da Taxonomia de Bloom Revisada. O nosso produto teve como foco o simulador Phet Colorado e apresentou de forma lúdica o processo de transformação de energia. Durante a aplicação, o produto foi bem aceito entre os alunos do ENSINO MÉDIO (1ª, 2ª e 3ª séries) os quais conseguiram alcançar o objetivo educacional proposto. |
Abstract: | This study aims to demonstrate to Basic Education teachers how Large-Scale Assessments can serve as a powerful tool for improving the teaching-learning process in the classroom. To this end, we discuss the concept of Large-Scale Assessments, their main components—such as Reference Matrices and their educational objectives (Bloom’s Taxonomy)—and illustrate how Bloom’s Taxonomy can be employed to design activities with clear objectives that support the teaching process. Following this characterization, we analyzed the results of the 2019 edition of the ENEM, identifying that among the skills assessed in PHYSICS, the skill “H23 – Evaluate possibilities for the generation, use, or transformation of energy in specific environments, considering ethical, environmental, social, and/or economic implications” had the lowest percentage of correct responses. Based on this analysis, we developed our Educational Product guided by the Revised Bloom’s Taxonomy. The product focused on the Phet Colorado simulator and presented the energy transformation process in a playful manner. During its implementation, the product was well received by HIGH SCHOOL students (10th, 11th, and 12th grades), who successfully achieved the proposed educational objective. |
Keywords: | Educação básica Avaliação em larga escala Sala de aula Ensino de física Taxonomia de bloom Basic education Large-scale assessment Physics Teaching Classroom Bloom's taxonomy |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Program: | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (ProFis) |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18164 |
Issue Date: | 8-Oct-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License