Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18101
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
fabianamuniz.pdf1.32 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Kistemann Júnior, Marco Aurélio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0321706175094911pt_BR
dc.contributor.referee1Dutra, Rogéria Campos Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6900507008311334pt_BR
dc.contributor.referee2Canedo Junior, Neil da Rocha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4354260366471746pt_BR
dc.creatorMuniz, Fabiana-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2025-01-29T15:46:11Z-
dc.date.available2025-01-29-
dc.date.available2025-01-29T15:46:11Z-
dc.date.issued2024-12-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18101-
dc.description.abstractThis dissertation presents a study on the implementation process of the New High School Model in a state school in Minas Gerais, Brazil. The primary objective of this research was to understand the difficulties encountered by the school staff during the adaptation process to this new model, with an emphasis on the challenges faced. The justification for the research was based on the pursuit of a deeper understanding of the context surrounding the practical application of the High School Reform. The development of the study involved bibliographic research, the collection of primary data from meeting minutes, reports, and the action plan of the "Jovem de Futuro" Program. This study also employed a qualitative exploratory approach, utilizing field research methods through the application of questionnaires to teachers and conducting interviews with specialists and the school’s coordinators. The theoretical framework of this research was based on contributions from the following authors: Brooke and Rezende (2020), Lück (2006a; 2006b), Neubauer and Silveira (2009), Coelho and Linhares (2008), and Machado (2023), who address school management; Vasconcellos (2002) was referenced for the planning axis; Roldão and Almeida (2018) and Moreira (2007) discuss curriculum; Buss (2016) addresses interdisciplinarity; and, finally, Marcelo Garcia (2009), Fusari (1992), Nóvoa (2009), Burgos (2012), and Imbernón (2009) explore teacher training and professional development. Based on the analysis of the data obtained, this study proposed actions aimed at teacher training, interdisciplinary planning, and participatory management, seeking to mitigate the difficulties in implementing the New High School Model while enhancing and advancing school and pedagogical management.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação apresenta um estudo sobre o processo de implementação do Novo Ensino Médio em uma escola da rede estadual de Minas Gerais. O objetivo geral desta pesquisa foi compreender as dificuldades encontradas pela equipe escolar no processo de adequação a esse novo modelo, com ênfase nos desafios enfrentados. A justificativa da pesquisa fundamentou-se na busca por uma melhor compreensão do contexto da prática da Reforma do Ensino Médio. Para o desenvolvimento do trabalho, utilizaram-se a pesquisa bibliográfica, a coleta de dados primários em atas, relatórios e o plano de ação do Programa Jovem de Futuro. Este estudo fundamenta-se também em uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, utilizando métodos de pesquisa de campo, através da aplicação de questionário aos docentes e da realização de entrevistas com especialistas e coordenadoras da escola em questão. No campo teórico, a pesquisa foi embasada pelos autores: Brooke e Rezende (2020), Lück (2006a; 2006b), Neubauer e Silveira (2009), Coelho e Linhares (2008) e Machado (2023) que trazem suas contribuições sobre gestão escolar; Vasconcellos (2002) foi a referência utilizada no eixo planejamento; Roldão e Almeida (2018) e Moreira (2007) discorrem sobre currículo; Buss (2016) sobre interdisciplinaridade e por fim, Marcelo Garcia (2009), Fusari (1992), Nóvoa (2009), Burgos (2012), Imbernón (2009) tratam sobre formação e desenvolvimento profissional. Através deste trabalho foram elaboradas, após todo o processo de análise das informações obtidas, propostas de ações voltadas à formação de professores, ao planejamento interdisciplinar e à gestão participativa, visando mitigar as dificuldades na implementação do Novo Ensino Médio, com aprimoramento e desenvolvimento da gestão escolar e pedagógica.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectNovo ensino médiopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectGestão pedagógicapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectNew secondary educationpt_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.subjectPedagogical managementpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA reforma do ensino médio: desafios e entraves de implementação na Escola Estadual Francisco Escobar nos anos de 2022 e 2023pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons