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dc.contributor.advisor1Paula, Priscilla Danielle Gonçalves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3907557675556615pt_BR
dc.contributor.referee1Bertagna, Letícia de Alencar-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6996867452474939pt_BR
dc.contributor.referee2Silveira, Saulo Silva da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2724655973009665pt_BR
dc.creatorSoares, Pâmela Cristina da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0676101260300767pt_BR
dc.date.accessioned2025-01-22T11:42:52Z-
dc.date.available2025-01-22-
dc.date.available2025-01-22T11:42:52Z-
dc.date.issued2024-10-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18073-
dc.description.abstractThis work investigated how Afrofuturism can be used as a tool to promote anti-racist education. The study explores the theoretical basis of Afrofuturism, discussing key concepts and how they can be used in the visual arts and contemporary culture. It then examines the foundations and methods of anti-racist education and presents plans for incorporating Afrofuturism into education. Although it has been difficult to find direct uses for the visual arts in the school environment, the paper connects these areas by demonstrating how art can be a powerful means of inspiration and identity affirmation. Finally, the study results in the creation of an original children's story accompanied by concept art, which materializes the concepts studied and illustrates the integration of Afrofuturism.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho investigou como o afrofuturismo pode ser utilizado como uma ferramenta para promover a educação antirracista. O estudo explora a base teórica do afrofuturismo, discutindo os principais conceitos e como eles podem ser usados nas artes plásticas e na cultura contemporânea. Em seguida, examina as bases e métodos da educação antirracista e apresenta planos para incorporar o afrofuturismo na educação. Embora tenha sido difícil encontrar usos diretos das artes plásticas no ambiente escolar, o trabalho relaciona essas áreas ao demonstrar como a arte pode ser um meio poderoso de inspiração e afirmação de identidade. Por fim, o estudo resulta na criação de um conto infantil original acompanhado de concept art, que materializa os conceitos estudados e ilustra a integração entre afrofuturismo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIAD – Instituto de Artes e Designpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAfrofuturismopt_BR
dc.subjectAfrofuturismpt_BR
dc.subjectEducação antirracistapt_BR
dc.subjectAnti-racist education;pt_BR
dc.subjectRepresentatividadept_BR
dc.subjectRepresentativenesspt_BR
dc.subjectConcept artpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.titleO afrofuturismo e educação antirracista: análise e produção artística de um conto.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Bacharelado em Artes Visuais - TCC Graduação



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