https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18073
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
pamelacristinadasilvasoares.pdf | PDF/A | 38.46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | O afrofuturismo e educação antirracista: análise e produção artística de um conto. |
Autor(es): | Soares, Pâmela Cristina da Silva |
Orientador: | Paula, Priscilla Danielle Gonçalves de |
Miembros Examinadores: | Bertagna, Letícia de Alencar |
Miembros Examinadores: | Silveira, Saulo Silva da |
Resumo: | Este trabalho investigou como o afrofuturismo pode ser utilizado como uma ferramenta para promover a educação antirracista. O estudo explora a base teórica do afrofuturismo, discutindo os principais conceitos e como eles podem ser usados nas artes plásticas e na cultura contemporânea. Em seguida, examina as bases e métodos da educação antirracista e apresenta planos para incorporar o afrofuturismo na educação. Embora tenha sido difícil encontrar usos diretos das artes plásticas no ambiente escolar, o trabalho relaciona essas áreas ao demonstrar como a arte pode ser um meio poderoso de inspiração e afirmação de identidade. Por fim, o estudo resulta na criação de um conto infantil original acompanhado de concept art, que materializa os conceitos estudados e ilustra a integração entre afrofuturismo. |
Resumen : | This work investigated how Afrofuturism can be used as a tool to promote anti-racist education. The study explores the theoretical basis of Afrofuturism, discussing key concepts and how they can be used in the visual arts and contemporary culture. It then examines the foundations and methods of anti-racist education and presents plans for incorporating Afrofuturism into education. Although it has been difficult to find direct uses for the visual arts in the school environment, the paper connects these areas by demonstrating how art can be a powerful means of inspiration and identity affirmation. Finally, the study results in the creation of an original children's story accompanied by concept art, which materializes the concepts studied and illustrates the integration of Afrofuturism. |
Palabras clave : | Afrofuturismo Afrofuturism Educação antirracista Anti-racist education; Representatividade Representativeness Concept art |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | IAD – Instituto de Artes e Design |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18073 |
Fecha de publicación : | 2-oct-2024 |
Aparece en las colecciones: | Bacharelado em Artes Visuais - TCC Graduação |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons