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dc.contributor.advisor1Oliveira Júnior, Lourival Batista de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7973732333120150pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Zanini, Alexandre-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8405561164951777pt_BR
dc.contributor.referee1Neubert, Luiz Flávio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3675395434849769pt_BR
dc.contributor.referee2Macrini, José Leonardo Ribeiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6068719954474923pt_BR
dc.creatorSoares, Leandro Alves-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2025-01-21T10:57:57Z-
dc.date.available2025-01-20-
dc.date.available2025-01-21T10:57:57Z-
dc.date.issued2024-10-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18057-
dc.description.abstractThis dissertation focuses on investigating and analyzing the impact of the COVID-19 pandemic on the academic performance of students in the public schools of Minas Gerais. The main objective of the research is to identify and analyze the pandemic's impact on key educational indicators, and to propose activities and intervention strategies for learning recovery programs. This dissertation explores the management of COVID-19 in schools at different levels, from the global experience to the specific situation within the state public schools system. The methodological approach used considers the interrelationships between socioeconomic and school-related factors. The theoretical framework is based on the model proposed by Soares (2007), which highlights the complexity of intra- and extra-school factors that influence learning. The adopted methodology involves the analysis of secondary data from the National Institute of Educational Studies and Research (INEP) and information provided by the State Department of Education of Minas Gerais, as well as an analysis through multiple linear regression. The main findings of the research indicate a significant decline in students' scores on external assessments, with notable disparities across different schools and subjects, particularly in Portuguese Language and Mathematics. Factors such as family income, teacher training and role, and school organization were identified as determinants of student performance. In response to these challenges, the study proposes an Educational Action Plan (PAE) aimed at mitigating the identified issues and structured into three groups of actions: the diagnosis of educational needs, a review of the Learning Recovery Program (PRA), and teacher training, with the goal of improving pedagogical practices and teacher education. This work aims to contribute to the understanding of post-pandemic educational challenges, offering solutions based on the research findings.pt_BR
dc.description.resumoA dissertação tem como foco principal investigar e analisar o impacto da pandemia da COVID-19 no desempenho escolar dos alunos na rede estadual de Educação de Minas Gerais. O objetivo geral da pesquisa é identificar e analisar o impacto da pandemia nos principais indicadores educacionais, propondo atividades e ações de intervenção para a recuperação da aprendizagem. O desenvolvimento da dissertação abordará o caso de gestão da COVID-19 nas escolas em diferentes níveis, desde a experiência mundial até a situação específica na rede estadual, partindo de uma abordagem metodológica que considera as inter-relações entre fatores socioeconômicos e escolares. O referencial teórico é fundamentado no modelo proposto por Soares (2007), que destaca a complexidade dos fatores intra e extraescolares que influenciam a aprendizagem. A metodologia adotada envolve uma análise de dados secundários do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais e informações disponibilizadas pela Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, assim como uma análise por meio da regressão linear múltipla. Os principais achados da pesquisa indicam uma queda significativa nas notas dos estudantes nas avaliações externas, com desigualdades notáveis entre diferentes escolas e disciplinas, especialmente em Língua Portuguesa e Matemática. Fatores como renda familiar, a formação e o papel do professor, e a organização da escola foram identificados como determinantes no desempenho dos alunos. Em resposta a esses desafios, o estudo propõe um Plano de Ação Educacional (PAE) que visa mitigar os problemas identificados, estruturado em três grupos de ações como o diagnóstico das necessidades educacionais, a revisão do Programa de Recuperação da Aprendizagem (PRA), e a capacitação dos professores, com o objetivo de aprimorar as práticas pedagógicas e a formação docente. O trabalho visa contribuir para a compreensão dos desafios educacionais pós-pandemia, propondo soluções embasadas nos resultados da pesquisa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesempenho na educação básica na rede de MGpt_BR
dc.subjectRecomposição da aprendizagempt_BR
dc.subjectPandemia da COVID - 19pt_BR
dc.subjectAcademic performance in basic education in MGpt_BR
dc.subjectLearning recoverypt_BR
dc.subjectCOVID-19 pandemicpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleImpactos da pandemia da COVID-19 no desempenho dos estudantes da rede estadual de educação: sugestões para a recomposição da aprendizagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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