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dc.contributor.advisor1Santana, Claudia da Costa Guimarães-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1672550183262644pt_BR
dc.contributor.referee1Paula, Frederico Braida Rodrigues de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5018338717420441pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Diogo Fagundes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1296113372441769pt_BR
dc.creatorPereira, Marilene Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2025-01-21T10:56:24Z-
dc.date.available2025-01-20-
dc.date.available2025-01-21T10:56:24Z-
dc.date.issued2024-11-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18056-
dc.description.abstractThis research addresses the integration of Information and Communication Technologies (ICTs), with the use of information systems, the Minas Gerais School Administration System (Simade) and Educacenso, in educational management, by 19 state schools in Minas Gerais, located in the municipality headquarters of a Regional Education Superintendence of Minas Gerais. These systems are essential for school management and monitoring of the educational system, with Educacenso being used nationally to collect data from the School Census and Simade being exclusive to the Minas Gerais state network for school administration, which has been mandatory for use since 2008. The study focuses on information management, highlighting the role of the team from the Educational Documentation and Information Service (Sedine) of the Regional Education Superintendence under the jurisdiction of the municipality, in monitoring and guiding schools, highlighting the importance of accurate and reliable data to subsidize educational policies and the release of resources. Thus, the general objective is to analyze the process of inserting data into the systems, Simade and Educacenso, by state schools located in the municipality where this SRE is located, identifying factors that may generate data inconsistency. To achieve this objective, the research will be guided by the following question: why do some schools have more inconsistencies in the data entered into the systems than others, despite receiving the same guidance and monitoring from the Sedine team? The methodology used consists of field research with a qualitative approach, using questionnaires aimed at school managers, employees of the state school departments, ATBs/Secretaries, of the municipality headquartered in the SRE under study and conducting interviews with employees of the Sedine team of the same . In short, the research seeks to understand the challenges faced by state schools, located in the SRE headquarters municipality, when inserting data into the Simade and Educacenso systems, aiming to improve the quality of the information provided.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa aborda a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), com a utilização de sistemas de informação, o Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade) e o Educacenso, na gestão educacional, por 19 escolas estaduais mineiras, localizadas no município sede de uma Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Minas Gerais. Estes sistemas são essenciais para a gestão escolar e o monitoramento do sistema educacional, sendo o Educacenso utilizado nacionalmente para coleta de dados do Censo Escolar e o Simade exclusivo da rede estadual mineira para administração escolar, de uso obrigatório desde 2008. O estudo concentra-se na gestão da informação, destacando o papel da equipe do Serviço de Documentação e Informação Educacional (Sedine) da SRE de jurisdição do município, no monitoramento e orientação das escolas, evidenciando a importância de dados precisos e fidedignos para subsidiar políticas educacionais e a liberação de recursos. Desta forma, o objetivo geral é analisar o processo de inserção de dados nos sistemas, Simade e Educacenso, pelas escolas estaduais localizadas no município sede desta SRE, identificando fatores que podem gerar inconsistência de dados. Para alcançar tal objetivo, a pesquisa será norteada pela seguinte questão: por que algumas escolas apresentam mais inconsistências nos dados inseridos nos sistemas do que outras, apesar de receberem as mesmas orientações e monitoramento da equipe Sedine? A metodologia empregada consiste em uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, utilizando questionários direcionados a gestores escolares, servidores das secretarias das escolas estaduais, Assistentes Técnicos da Educação Básica (ATBs)/Secretários, e a realização de entrevistas com equipe Sedine da SRE. Em suma, a pesquisa busca entender os desafios enfrentados pelas escolas estaduais, localizadas no município sede da SRE, na inserção de dados nos sistemas Simade e Educacenso, visando melhorar a qualidade das informações prestadas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSistemas de informaçãopt_BR
dc.subjectSimadept_BR
dc.subjectEducacensopt_BR
dc.subjectGestão educacionalpt_BR
dc.subjectGestão da informaçãopt_BR
dc.subjectInformation systemspt_BR
dc.subjectSimadept_BR
dc.subjectEducacensopt_BR
dc.subjectEducational managementpt_BR
dc.subjectInformation managementpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA gestão da informação no monitoramento de dados nos sistemas Simade e Educacenso: estudo de caso em escolas estaduais de uma cidade mineirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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